Volkswagen anuncia o fim dos carros a gasolina
Volkswagen divulga que deve aposentar seus veículos movidos por combustíveis fósseis a partir de 2026, quando passará a priorizar os elétricos
Recentemente, a greve dos caminhoneiros expôs a dependência do brasileiro em relação aos combustíveis fósseis. Mas, se depender da Volkswagen, isso em breve será coisa do passado. Afinal, a montadora anunciou que o fim dos carros a gasolina está próximo: deve começar em 2026.
A divulgação se deu em uma conferência do setor automobilístico, realizada perto de Wolfsburg, a sede da empresa na Alemanha. E a previsão caiu como uma bomba – não a gasolina, por sinal.
Já existem números e dados concretos que corroboram esse extermínio dos motores a combustão. Eles poluem o ambiente com a emissão de dióxido de carbono.
- Álcool ou gasolina: o que compensa para o bolso em 2024?
- Reforma tributária: veja o que fica mais barato e o que fica mais caro
- Cesta básica, combustível, serviços: o que muda com reforma tributária
- São Roque (SP) ganha museu com quase 150 carros antigos
Porsche elétrico
A própria Volkswagen divulgou que, nos próximos cinco anos, destinará US$ 50 bilhões para a transformação de seus modelos em elétricos. A operação envolverá 12 marcas automotivas e um total de 15 milhões de veículos produzidos.
O Porsche Taycan movido a eletricidade, por exemplo, já sai em 2019. A VW planeja lançar versões total ou parcialmente elétricas de seus mais de 300 carros, vans, caminhões e motocicletas até 2030.
Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.
Menina dos olhos
Enquanto isso, jornalistas alemães já fizeram, neste mês de dezembro, um test-drive do compacto elétrico I.D., em vias da África do Sul. Trata-se de uma das meninas dos olhos da montadora em se tratando de carros elétricos.
https://www.youtube.com/watch?v=rI6g5dMzDTs
No Brasil, muitas vezes não encontramos tomada nem para carregar o celular. Então, não se preocupe caso tenha medo de ficar sem energia para o seu carro elétrico no meio da noite em alguma estrada do interior.
Isso porque a Volkswagen promete manter alguns modelos a gasolina e a diesel mesmo depois de 2050 em regiões onde a infraestrutura de carregamento das baterias seja insuficiente.
De qualquer forma, para o ambiente, o fim dos carros a gasolina significa o começo de uma era bem mais sustentável em termos de abastecimento de veículos.
Leia também: Expedição lixo zero explora a Antártida a bordo de veículo solar
Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.