10 dicas para quem quer ter cabelo colorido

14/06/2016 17:28 / Atualizado em 11/09/2019 11:41

O cabelo colorido nunca foi tão cobiçado quanto agora. Há sempre novas tendências aparecendo – estilo galáxia, arco-íris, pena de pavão e até melancia –, mas é fato que cores de cabelo não-naturais dão tanto (ou mais) trabalho para manter do que as cores naturais. Para não errar na mudança de visual, confira estas dicas:

1. Consulte um especialista. É melhor resistir à tentação de tingir em casa – assim é mais garantido que você vai atingir o resultado desejado. E o mais importante: sem estragar o seu cabelo!

2. Teste hair chalk antes. Se você quer ter madeixas coloridas, mas ainda não sabe de qual cor gostaria mais (ou se enjoaria rápido do visual), talvez seja uma boa ideia testar a técnica que utiliza pastéis secos para pintar o cabelo temporariamente. Experimente cores diferentes em várias mechas; um test drive simples para ver se você quer seguir em frente. Veja como fazer isso neste link.

3. Pesquise um bom colorista. Peça indicações a conhecidos e procure por referências na internet. Há muitos que são especializados em cabelos de cores diferentonas que podem te ajudar!

4. Entenda o comprometimento. Para manter o seu cabelo saudável e a cor dele vívida, você precisará reservar mais tempo para cuidar das madeixas (e para retocá-las no salão de beleza). Até porque cores não-naturais de cabelo duram menos do que os clássicos loiro, moreno e ruivo.

5. Entenda o investimento. Além de tempo, cabelos coloridos bem cuidados também exigem uma série de produtos específicos para a sua manutenção. E aí entram gastos com muitos shampoos, condicionadores, cremes e idas ao salão.

6. Hidrate o seu cabelo. A expert em coloração Cassondra Kaeding é quem deu a dica ao site Bustle: “A descoloração vai deixar o cabelo seco e tirar as proteínas naturais dele. Então uma ou duas semanas antes de ir ao salão, use um shampoo e um condicionador específicos para ajudar a hidratá-lo e deixá-lo mais forte”.

7. Teste a descoloração em uma mecha. Quem tem cabelos mais escuros vai ter que descolori-los antes de adicionar a tintura, e isso é uma etapa bem agressivo para as madeixas. “Eu acho que a coisa mais importante que alguém pode fazer é usar uma mecha de teste”, recomenda Lorri Goddard, colorista da atriz Jennifer Lawrence, ao site Teen Vogue. Assim, você também vê se o seu cabelo resiste a todo o processo da coloração.

8. Enxague o cabelo com água fria. “Água quente abre a cutícula do cabelo, o que permite que a cor saia mais facilmente”, avisa a colorista Meri Kate O’Connor no site Good Housekeeping.

9. Corte o cabelo com frequência. Meri Kate recomenda o cuidado para todo mundo que tem de descolorir o cabelo: “um corte a cada seis ou oito semanas ajuda a manter o cabelo saudável e livre de pontas duplas, que podem causar mais danos”.

10. Tome cuidados para a cor durar mais. Não é só lavagens que fazem a cor ir esmaecendo. “Para uma cor mais duradoura, fique longe do sol e evite entrar em água salgada ou com cloro. Tudo isso contribui para a cor desaparecer mais rápido”, explica Cassondra Kaeding.