Estudantes criam esmalte ‘antiestupro’ que detecta substância sedativa
Seis estudantes do curso de Engenharia Química do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb), em São Paulo, desenvolveram um esmalte “antiestupro” que muda de cor ao entrar em contato com bebidas misturadas com Alprazolam, uma substância sedativa.
O esmalte, testado em unhas postiças de material plástico, altera da cor azul para rosa quando detecta a substância, que é diluída em bebidas. O estudo foi feito com água, vinho, vodka, entre outras bebidas.

Uma pesquisa feita pelo jornal norte-americano Triangle Business Journal revelou que a substância Alprazolam (comercializada nos Estados Unidos como Xanax) é uma das mais utilizadas por jovens no país.
Apresentado no início de junho, o esmalte cromático foi desenvolvido pelas alunas do curso de engenharia química, Fabiana Capodifoglio, Giulia Rojas Brandemarte, Juliana Taha, Rita de Cássia Pereira e Mylla Christie, e pela estudante do curso de engenharia de produção, Gabryelle Soares. O trabalho foi orientado pelo professor Antônio Marangoni.