Instagram censura foto com garota menstruada
Até quando a menstruação vai ser encarada como um tabu em nossa sociedade?
Em um ato claro de censura, o Instagram removeu duas vezes uma foto publicada pela artista e poeta paquistanesa Rupi Kaur. As informações são da BBC Mundo.
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
Parte da série “Period” (Menstruação, em inglês), projeto acadêmico desenvolvido por Rupi e sua irmã Prabh, a imagem traz a artista deitada de pijamas, em uma cama. Tanto a calça que ela veste, quanto os lençóis que revestem a cama apresentam manchas de sangue, indicando que ela está menstruada e que houve um vazamento. Nada além de um acontecimento comum na vida de qualquer mulher.
Publicada inicialmente no Tumblr, a imagem só recebeu censura ao ser publicada no Instagram que, graças as reclamações dos usuários em defesa da artista, colocou a imagem novamente no ar. Por e-mail a rede social explicou que a foto recebeu muitas denúncias que a qualificavam como conteúdo impróprio, mas que sua remoção teria sido fruto de um acidente. Fotos que exibam nudez, atos sexuais ou violência são proibidas na plataforma.
“Eu me pergunto por que eu corro para esconder meus absorventes do mundo e porque me sinto tão envergonhada em dizer para as pessoas que estou com dores por causa da minha menstruação ou que eu não posso fazer algumas coisas, como trabalhar”, contou ela ao Huffington Post. “O patriarcado está vazando. A misoginia está vazando. Não seremos censurados”, desabafou Kaur em seu Facebook.
Confira a série “Period”, completa:
Todas as fotos ©Rupi Kaur e Prabh Kaur