Veja fotos de alguns dos cabelos mais icônicos de todos os tempos
Como diz a frase eternizada pela estilista Coco Chanel “Quando uma mulher muda o cabelo, ela pretende mudar de vida“. Mas antigamente as mulheres precisavam pedir autorização para passar a tesoura nas madeixas, primeiro a seus pais e depois a seus maridos. Portanto, quando algumas à frente de seu tempo começaram a se impor contra o patriarcalismo por este direito básico, não coincidentemente também foi quando aconteceram os primeiros sinais da emancipação feminina.
Assim, um corte de cabelo não é simplesmente um corte de cabelo, especialmente para as mulheres. Muito mais do que destacar a beleza feminina, o penteado e o corte do cabelo sempre representaram uma época e todo seu contexto histórico e social.
Os anos 20 foram particularmente importantes para a evolução do estilo dos cabelos usados, devido principalmente à três personalidades femininas que contestaram os padrões da sociedade conservadora da época. A primeira delas foi Gabrielle Chanel que não mudou apenas a maneira com que as mulheres se vestiam, mas também lançou um estilo de cabelo curto que ganhou seu nome e é copiado até hoje. Em seguida temos Josephine Baker, uma das primeiras artistas negras da história a quebrar paradigmas e preconceitos e que eternizou cabelos curtos grudados à cabeça com brilhantina (o famoso estilo “melindrosa”). E ainda Louise Brooks, a diva dos filmes mudos que tornou o corte o estilo “La garçonne” com cabelo liso e curto com franja reta uma verdadeira febre.
- Tudo o que você precisa saber para aderir ao Slow Beauty
- Câncer de mama: SP tem série de atividades educativas gratuitas
- Como dar volume ao cabelo com dicas caseiras descomplicadas
- 4 truques para você disfarçar falhas no cabelo e viver de boa
Correndo no tempo, já na era da televisão, foram inúmeras as mulheres que inspiraram com suas madeixas. Os anos 70 foi de Farrah Fawcett e suas ondas loiríssimas e perfeitas que enchiam a tela no seriado As Panteras. Nos anos 90 Jennifer Aniston enlouqueceu os salões de cabeleireiro por conta do cabelo usado por sua personagem Rachel em Friends. O estilo tinha fios lisos, cortados na altura dos ombros, desfiados a partir da boca e com uma franja longa.
Mas elas não foram as únicas a fazer história com cabelos icônicos. Fizemos uma galeria com outros cortes que fizeram a cabeças das mulheres ao longo dos anos.
Clique nas fotos para ler a história de cada corte.