Teste: você está usando o sutiã do tamanho certo?

02/11/2015 18:53 / Atualizado em 22/03/2017 14:24

Pode parecer besteira, mas um sutiã do tamanho e formato certo pode fazer total diferença, não só no caimento da roupa e proporções do seio, mas também em nosso próprio conforto – até mesmo porque ninguém merece ficar toda machucada.

Foto: lipstiq.com
Foto: lipstiq.com

O BuzzFeed selecionou 8 dicas que te ajudarão a identificar se você está ou não falhando neste sentido. Confira:

Primeiramente é importante identificarmos alguns sintomas

• Alças que marcam seus ombros ou arames inferiores que te apunhalam podem significar que a taça do seu sutiã está muito pequena.
• O temido tetrapeito ou outros tipos de extravasamentos também indicam taça muito pequena.
• Quando as taças amontoam, significa que elas são grandes demais.
• Saliência nas costas ou dobraduras, significa que a faixa do seu sutiã é muito pequena.
• Se, em qualquer movimento, a faixa do sutiã  subir pelas costas, isso significa que ela está muito grande.

É importante lembrar que um sutiã mal ajustado também pode causar dores nas costas, no pescoço ou nos ombros.

Você precisa ser medida corretamente

Você pode até não saber, mas lojas de departamento geralmente oferecem provas e medidas de sutiã, o que pode variar é a competência da ajustadora.

A melhor opção é encontrar uma loja especializada em sutiãs ou lingerie na sua região. Às vezes esses tipos de lojas oferecem medições gratuitas e você pode conferir opiniões na internet primeiro, para verificar a credibilidade da loja.

Se você nunca foi medida, saiba que normalmente as medidoras de sutiã têm que usar a mão. Isso significa que elas provavelmente vão ficar ajustando e reajustando o seus seios. Caso isso a deixe desconfortável ou se não existirem medidoras adequadas na sua região, você pode se medir em casa.

Descobrir o seu tamanho real de sutiã pode ser  um importante passo, mas lembre-se, assim como acontece com calças jeans, o seu tamanho vai mudar a depender da marca do sutiã, do corte, entre outros.

Optar pelo mais barato pode sair caro

Não que você precise gastar muito dinheiro em um único sutiã, mas pense bem: você prefere gastar R$100 num vestido cheguei que você vai usar apenas uma vez na vida e se espremer em um sutiã desconfortável, ou investir em um sutiã firme que você vai usar toda hora?

Comprar o sutiã mais bonito da loja também não é o melhor caminho

Se você está tentando economizar e só pode comprar um ou dois sutiãs pro dia a dia, prefira os neutros, assim você vai poder usá-los com qualquer peça. Um sutiã extravagante pode até ser sexy, mas será que vai ficar bom com aquela T-Shirt basiquinha?

Não lave seu sutiã na máquina

Isso pode deformar completamente seu sutiã: lave-os à mão, especialmente se eles forem rendados. Caso precise lavar na máquina, guarde-os em um saquinho específico para lavar lingerie, utilizando sempre a configuração delicados/água fria na máquina. E jamais seque-os na secadora. Ou eles encolherão.

Tamanhos mudam

Ainda que sejam comprados do tamanho certo, sutiãs se desgastam com o tempo, podendo ficar mais largos ou frouxos. Já percebeu que, com o tempo, acabamos mudando o gancho para o mais apertado?

Caso você não consiga se separar do seu sutiã favorito (e se ele não estiver muito danificado) considere consertá-lo.

Corpos mudam

Mulheres passam por diferentes fases, como puberdade e gravidez, que modificam o corpo. Assim, caso tenha ganhado ou perdido alguns quilinhos, vá se medir de novo.

Caso seus seios fiquem maiores antes ou durante a menstruação, talvez seja o caso de comprar modelos especificamente para este período do mês.