Borrachalioteca fomenta a prática da leitura em Minas
Biblioteca criada dentro de borracharia possui mais de 12 mil livros para empréstimo à comunidade. Com informações do jornal Hoje em Dia
Imagine um espaço criado para estimular a leitura, dentro de um local destinado ao conserto e manutenção de rodas e pneus.
Acredite, este local existe… a combinação entre uma biblioteca e uma borracharia resultou na elaboração da Borrachalioteca, projeto criado em 2002, no bairro Caieira, em Sabará, Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Foi com apenas 70 obras que então estudante, Marcos Túlio Damascena, começou a oferecer livros para clientes de seu pai. O projeto teve grande repercussão e, atualmente, conta com centenas de leitores assíduos e mais de 12 mil livros para empréstimo à comunidade, tudo de graça.
- Mulheres na Cultura: Parque Guaiamu, em São Caetano, recebe ‘Sarau das Mina’ no domingo
- Sem mesmice: 5 espaços culturais 0800 para conhecer no Rio
- Biblioteca sobre rodas estimula leitura em escolas e praças
- Projeto ‘Livres Livros’ estimula leitura gratuita em praças
Hoje, a Borrachalioteca tem área própria, ao lado da borracharia. Além disso, outras unidades foram inauguradas entre 2008 e 2010 na região: a sala Son Salvador, no bairro Cabral; a Casa das Artes, com livros infanto-juvenis e literatura de cordel; e o Espaço Libertação pela Leitura, no presídio municipal de Sabará.
A notícia pode ser lida na íntegra no site do jornal Hoje em Dia.