Bar da Suíça é inspirado no mundo de “Alien”
A decoração é assinada por H.R. Giger, artista suíço responsável pelos efeitos visuais da franquia “Alien”
Esqueletos arqueados cruzam as paredes de tons escuros, hieróglifos em alto-relevo revestem o chão e bebidas com ingredientes de combinação incendiária são preparadas no balcão. O cenário até parece retirado de algum roteiro de ficção científica. E é.
Localizado em Gruyères, cidade medieval situada no lado francês da Suíça, o HR Giger Museum Bar é o que podemos chamar de uma das experiências mais surreais e fascinantes desse minúsculo país da Europa conhecido, injustamente, apenas por suas estações de esqui e povoados erguidos aos pés dos Alpes.
Este bar/museu fica no interior de um antigo castelo de Gruyères, a 147 km de Zurique, e tem projetos arquitetônico e de decoração assinados por ninguém menos do que H.R. Giger, artista suíço responsável pelos efeitos visuais da franquia “Alien”, um dos maiores clássicos da ficção científica e ganhador de uma estatueta do Oscar pelos trabalhos realizados por Giger, em 1980.
Inaugurado em 2003, o bar possui interior em forma de caverna coberto por uma estrutura de arcos que lembram um esqueleto e as mesas de vidro são rodeadas pelas famosas cadeiras Harkonnen, outro trabalho de Giger conhecido pelos encostos que imitam uma medula espinhal.
Para estimular as sensações no bar, o artista investiu também em móveis com materiais que fazem o cliente se sentir no interior de um ser vivo como o concreto polido que imita a suavidade de uma pele animal.
Mas o maior estímulo (em todos os sentidos que você possa imaginar) é o Absinthe Brevans H R Giger, produto com arte criada pelo próprio Giger, cujos 68% de teor alcoólico são, levemente, amenizados com um coquetel feito com água e um cubo de açúcar derretido em uma colher sobre o copo da bebida.
Esta é uma das atrações do impactante Museum HR Giger, espaço de exposições localizado em frente ao bar e que abriga obras deste artista de traços sombrios e surrealistas como pinturas, esculturas, desenhos e bonecos originais usados nas gravações de “Alien” .
HR Giger ficou mundialmente conhecido a partir dos desenhos utilizados para a criação do protagonista alienígena de “Alien” (1979) e “Alien 3” (1992); e, recentemente, pelo trabalho em “Prometheus”, filme de Ridley Scott que explica a origem de “Alien”.
Por Eduardo Vessoni, do blog Viagem em Pauta