Père-Lachaise, o cemitério das celebridades em Paris

O cemitério Père-Lachaise é um dos endereços mais visitados de toda a capital francesa

Localizado em uma área de 44 hectares, o cemitério Père-Lachaise é um dos endereços mais visitados de toda a capital francesa. Não só pelos seus jardins e corredores recortados por árvores que garantiram ao local o título de “maior área verde de Paris”, mas por seus eternos moradores que descansam por ali.

 

Suas mais de 70 mil sepulturas são verdadeiras obras de arte erguidas em estilos como o Gótico, Neoclássico e Barroco, uma espécie de museu a céu aberto que expõe de forma harmoniosa a arte funerária do século 19.

O setor mais antigo do cemitério, próximo à entrada principal, foi classificado como “sítio histórico e paisagístico”, onde 33 mil sepulturas estão listadas como “monumento histórico”.

Entre as celebridades sepultadas no Père-Lachaise estão ,  ex-líder da banda The Door, Jim Morrisson, a cantora francesa Edith Piaf, o dramaturgo francês Moliére e o compositor polonês radicado na França Frédéric Chopin.

Inaugurado em 1804, o Père-Lachaise tem projeto arquitetônico do francês Alexandre Théodore Brongniart e recebe, anualmente, mais de três milhões de visitantes.

O cemitério Père-Lachaise fica a leste do centro de Paris, próximo à estação do metrô Père Lachaise. A entrada é gratuita e o local está aberto de segunda a sexta das 8h às 17h30; e aos sábados e domingos das 9h às 17h30.

No prédio principal, o visitante pode retirar um mapa com a localização dos túmulos divididos pelas antigas áreas de atuação dos falecidos como música, ciências e literatura.

Por Eduardo Vessoni, do blog Viagem em Pauta