Mostra de Bruno Novaes questiona sistema educacional: grátis

A Casa do Olhar Luiz Sacilotto, em Santo André, no ABC Paulista, recebe a exposição individual do artista Bruno Novaes intitulada “Capítulo 2: O professor devera ser o último a se retirar, mesmo nos dias de chuva”, tendo curadoria de Julia Lima, com abertura no sábado, 04 de agosto, às 14 horas. A entrada é gratuita e a visitação vai até até 31 de agosto, de terça-feira a sábado, das 10h às 17h.

Artista traz serie de desenhos em forma de diário de classe, incorporando observações do cotidiano das salas de aula, misturando ficção e realidade
Créditos: Artista: Bruno Novaes / Título: Da série “Manual de conduta de corpo docente”
Artista traz serie de desenhos em forma de diário de classe, incorporando observações do cotidiano das salas de aula, misturando ficção e realidade

Com um ano de intensa produção, o artista de São Caetano já integrou importantes mostras ao longo de 2018 – se consolidando cada vez mais no cenário da arte contemporânea -, como a coletiva “Os primeiros cinquenta anos” na pinacoteca de São Caetano, o “14º Salão Nacional de Itajaí”, e sua mais recente a “2ª Bienal das Artes do SESC DF”. Ainda no mês de janeiro, Novaes publicou seu primeiro livro “Alugo para rapazes” que é fruto de uma premiação editorial, cuja obra foi lançada durante a SP-Arte.

Nessa mostra, que vem a ser sua segunda individual, é apresentada uma série de desenhos em forma de diário de classe, onde o artista incorpora observações do cotidiano, misturando ficção e realidade, tanto dos alunos, quanto as regras de conduta especificadas ao corpo docente. Enquanto uma grande instalação ocupa a sala central do espaço, composta por 300 quilos de giz, revelando depoimentos de professores cuja voz já foi censurada.

Bruno ainda envolve o espectador em uma obra interativa, na qual a proposta é que o público em pleno anonimato escreva confissões, suas verdades, sem haver polimento e restrições, beirando o ato de expurgo.

Outro trabalho bastante peculiar em exibição é a série de retratos de ex-alunos, apresentada como um álbum de formatura, no qual o artista remete as particularidades do interior de uma sala de aula, recriando uma atmosfera de despedida, um leve respiro de saudades permeia por entre as obras, misturado com a sensação de algo concluído. O artista faz alusões a uma prévia da formatura, não se entregando ao saudosismo e o óbvio, mas questionando de forma concisa esse que é um importante rito de passagem.

Mergulhando em seus documentos pessoais, Novaes se aprofunda em suas experiências vividas como arte educador e vincula sua poética as questões dessa prática. Segundo o artista, essa mostra surgiu como uma continuação de sua primeira individual, realizada no início do ano na OMA Galeria, em São bernardo do Campo, momento em que passou a integrar o quadro de artistas representados pelo espaço. No entanto, essa continuação não é linear, mas sim poética e subjetiva, pois o conteúdo discursivo dos trabalhos permanece independente em relação aos anteriores.

A exposição revela um lado experimental e crítico do artista e ficará em cartaz até o dia 31 de agosto na Casa do Olhar Luiz Sacilotto, que fica na Rua Campos Sales, 414  – Centro, Santo André e abre de terça-feira a sábado, das 10h às 17h. Mais informações pelo telefone: (11) 4427-5008 ou e- mail: casadoolhar@santoandre.sp.gov.br.

Quer ficar por dentro das atividades culturais e cursos gratuitos ou baratinhos no ABC Paulista? Então siga o VilaMundo no Facebook.