10 estratégias para redes sociais alavancar seu negócio

10/02/2015 19:01

As redes sociais vieram para aproximar e mudar o comportamento das pessoas, e isso todo mundo já sabe. E no decorrer do último ano, muitas empresas perceberam que usar as mídias sociais é uma boa maneira de se aproximar também dos seus clientes, e transforma-los em fãs.

Se você quer trabalhar nessa área, selecionamos 10 estratégias para botar a mão na massa e entrar com tudo na rede.

1-Tenha um objetivo definido

Quando se fala em trabalhar com redes sociais, muitas empresas se esquecem do básico: o planejamento. O seu objetivo de comunicação on e off-line deve estar alinhado e deve caminhar na mesma direção.

2- Planeje suas ações

Antes de começar a postar seu conteúdo de forma desordenada, faça um plano de negócios e um calendário editorial. Assim você define os assuntos e como você vai trabalhar seu conteúdo no decorrer das suas ações. Calendários promocionais funcionam bem, lembre-se de datas importantes como Dias das mães ou Natal e use um conteúdo exclusivo para engajar seu público.

3- Fale com seu público no canal adequado

Não adiantar tratar todas as redes da mesma forma. Canal diferente é igual a público diferente. E isso pede uma comunicação diferente para cada um. Aqui é importante que você perceba onde está o seu público. Se ele está no Facebook por exemplo, não adiantar publicar no Twitter, ou vice-versa. Também não queira reciclar seu conteúdo, publicando a mesma coisa em todas as redes. Isso pode não agradar os fãs da sua marca.

4- Conteúdo para engajar

O seu conteúdo tem que brilhar aos olhos dos seus fãs. Ele é o responsável pelo engajamento da sua marca nas redes, e é com ele que você conquista mais fãs. Quando for postar, trabalhe sempre conteúdo próprio e exclusivo. Use temas relevantes para seus clientes e sua marca. Já foi comprovado que as pessoas preferem um conteúdo relativo à marca do que uma propaganda convencional. O conteúdo que você vai produzir tem que ser interessante, então, quanto mais criatividade melhor!

5- Relacionamento é fundamental

Saber se relacionar com seus fãs também é fundamental. Muitos clientes usam as redes como um canal de SAC, então esteja preparado para receber de elogios à críticas. Nunca deixe um cliente sem resposta diante de uma dúvida ou reclamação, isso pode gerar frustração e descontentamento com a sua marca. É fundamental que você saiba atender bem seus clientes e evite problemas mais sérios que possam gerar uma crise de imagem.

6- Interatividade

Estar nas redes por estar não traz benefício nenhum à sua marca. Criar uma fan page não é garantia de sucesso, assim como pedir para o usuário curtir algo antes de ver seu conteúdo ou realizar uma promoção em troca de “likes” pode transformar você em um grande chato! É preciso interagir, compartilhar, se expor. Interatividade verdadeira é quando você convida seu público para participar ativamente da sua fanpage. Crie debates, faça perguntas! Comentários e curtidas virão espontaneamente.

7- A palavra chave é resultado

Apesar de ser muito legal receber curtidas e comentários nas suas postagens, isso não significa um bom resultado. É necessário que você defina qual será sua métrica de sucesso e a partir daí, mensure seus resultados. Lembrando que toda ação nas mídias sociais pode e deve ser mensurada.

8- Tenha um profissional responsável pela área

Lembra do caso da Visu e tantas outras que não tinham um profissional capacitado por traz de seus perfis sociais? Pois é, essas empresas tiveram muitos problemas de imagem. Se for você quem ai administrar os perfis sociais da marca, tome muito cuidado para não desrespeitar ninguém. Se você vai trabalhar com uma equipe, tenha alguém de confiança e bem treinado para tal.

9- Monitore, mensure e controle

Suas ações nas redes sociais precisam ser monitoradas, afinal se a estratégia não estiver dando resultado é preciso mudar a direção e partir para outra! Monitorar, controlar e mensurar deve ser um mantra repetido constantemente pelo profissional de mídias sociais.

10- Anuncie

A maioria das redes sociais possuem sistemas de anúncios próprios. Isto não é em vão! Essa é uma excelente forma de ampliar a visibilidade e até mesmo aumentar as conversões em vendas para a sua marca. Em cada uma das redes o sistema de anúncios funciona de forma diferente, mas todas tem algo em comum: o alto poder de segmentação. Assim, fica muito mais fácil atingir públicos específicos, alocando seus recursos de forma inteligente e sem desperdício.

Por fim, saiba que a formação de um profissional de mídias sociais não acontece de uma hora para a outra. Por isso estude, se especialize, se organize e faça um bom planejamento.

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