15 franquias que faturam alto com a “temida” Geração Y

Separamos oito exemplos de quem está faturando alto vendendo para uma geração mais do que exigente

04/09/2017 17:07

Millennials são conhecidos por seus hábitos peculiares de consumo e já decretaram a ‘morte’ de negócios mais do que tradicionais. Geração Y, também chamada de Geração do Milênio ou Geração da Internet, é o nome que acompanha os que nasceram entre as décadas de 1980 e 1990 e que hoje representam o maior número de consumidores do mundo. No Brasil, pesquisas apontam que essa geração chega a 20% de toda a população.

Consumidores que cresceram em uma época de grandes avanços tecnológicos, facilidade material e interação social e midiática, trouxeram grandes desafios para que empresas pudessem posicionar seus produtos e, muitas vezes, até mesmo reposicionar suas marcas diante do mercado. No campo das franquias, separamos oito exemplos de quem está faturando alto vendendo para uma geração mais do que exigente.

Confira alguns exemplos:

Criada em 2009 por Marcos Mendes, a AcquaZero é uma rede de franquias especializada em estética automotiva. A empresa, que faturou R$ 40 mi em 2016, criou um modelo de atendimento em domicílio que pode ser acionado pelo cliente de várias maneiras, inclusive WhatsApp. A empresa possibilita que o cliente nem mesmo precise se deslocar para receber o atendimento, que pode ser feito em sua casa ou escritório, por exemplo. Para investir em uma unidade, o investimento indicado é a partir de R$3.499,90 com tempo de retorno previsto para seis meses.

A Maria Brasileira é um exemplo de empresa de sucesso fundada por Milennials. Criada por dois jovens empresários do interior de São Paulo, a rede  soma mais de 150 unidades e lidera o mercado de limpeza e serviços no país. Presente em 95 cidades, faturou cerca de R$ 32 mi no último ano. O modelo de negócio consiste na contratação de serviços como limpeza, pet sitter, jardineiro, passadeira, apenas com uma ligação ou até mesmo pelo WhatsApp, sem necessidade de procura direta pelo profissional ou preocupação com pagamento ou despesas trabalhistas. Em 2016, a rede registrou um crescimento de 20% em volume de unidades e estima chegar a 180 unidades até o final de 2016. O investimento necessário para abrir uma unidade é a partir de R$ 47 mil, com o prazo de retorno estimado em até 12 meses.

Fundada em 2013, a Mordidela, rede que comercializa pequenas porções de doces e salgados, criou um produto versátil e prático para atender as demandas dos millennials. Com o objetivo de ser facilmente levado para todos os lugares, os itens são servidos em boxes e contam ainda com preços acessíveis para a adequação do ticket médio da população. Cerca de 55% da clientela da rede são pessoas da geração Y. A marca possui mais de 100 unidades e com a previsão de faturar R$ 55 milhões em 2017. O valor de investimento para abrir uma unidade é a partir de R$ 57 mil com prazo de retorno estimado em 12 meses.

O Hospital do iPhone é uma rede de assistência especializada em dispositivos da Apple. Segundo levantamento realizado este ano pela agência americana Moosylvania, a Apple é a marca mais amada pela geração Y. O design e a inovação fazem com que os produtos da marca sejam desejados pelos Millennials. Por conta da crise econômica e do preço elevado dos produtos, a empresa conseguiu crescer cerca de 150% no último ano. Para ser um franqueado o investimento indicado é de R$ 75 mil, o que já inclui a taxa de franquia.

A Crazy4Cups comercializa presentes criativos como copos, canecas e garrafas térmicas com as mais variadas estampas. Criada em novembro de 2016 a rede conta com seis unidades na grande São Paulo. A marca possui a maior coleção de produtos licenciados no ramo. São vários personagens da Marvel, Simpsons, Meninas Super Poderosas, Hora da Aventura, Mickey e Minnie, Alice, Princesas Disney, entre outros. A empresa calcula abrir 25 quiosques até o final de 2017. O investimento inicial para aderir ao negócio é de R$88 mil com tempo médio de retorno previsto para 24 meses.

Gemotion

A GEmotion é uma rede de franquias, recém-criada pelo empreendedor Henrique Mol, que traz novidade para o mercado de tecnologia ao apresentar uma máquina de realidade virtual em nove dimensões. O equipamento possibilita ao usuário ter cerca de 30 experiências diferentes, como sensação de estar em uma montanha russa e até sentir um jato de ar no pescoço. O modelo do negócio atinge públicos de diferentes faixas etárias. Para adquirir uma unidade da rede, o investimento necessário é de R$90 mil, com tempo de retorno em até de seis meses.

O Brasileirinho Delivery é uma rede de franquias que se notabilizou pela venda de comida tipicamente brasileira em caixinhas. Os pratos oferecidos vão da tradicional feijoada ao famoso baião de dois. Os boxes são uma ótima opção para quem não tem tempo para cozinhar. No mercado desde 2013, a rede conta com mais de 200 restaurantes espalhados pelo Brasil e para abrir uma unidade, o investidor deve desembolsar R$90 mil com tempo de retorno do investimento estimado em 12 meses.   

A Restaura Jeans é uma rede de franquias de limpeza e customização de roupas e acessórios. A empresa consegue reduzir o impacto ambiental com a reutilização de peças, além de fazer o tratamento da água utilizada no processo de tingimento. A pegada sustentável da marca chama a atenção dos Millenials que são preocupados com o meio ambiente. Para abrir uma operação, é necessário investir cerca de R$ 100 mil com prazo de retorno estimado em até seis meses.

Criada para atender as demandas das classes C e D, o Mercadão dos Óculos, rede de óticas, foi fundado em 2012. São mais de 150 unidades em 21 estados do Brasil, a marca pretende faturar R$ 100 milhões neste ano. Com produtos de preço acessível que variam de R$ 19,90 e R$ 239,90, a rede possui como público alvo consumidores com idade acima de 30 anos e que fazem parte dos chamados millennials. O público representa 80% do total de vendas nas lojas. O investimento parar abrir uma unidade é a partir R$ 150 mil com prazo de retorno de 18 a 24 meses.

Criada em 2009, a Super Estágios é a primeira rede de franquia de estágios do Brasil. A rede possui um sistema online com mais de cinquenta mil estudantes credenciados onde podem ser encontradas as vagas. Desde sua fundação, a empresa foi a responsável por inserir mais de um milhão de pessoas no mercado de trabalho. O investimento inicial para abertura de uma unidade da Super Estágios é de até 170 mil e o prazo médio para retorno é de sete meses.

Urban Arts

Em operação desde maio de 2009, a Urban Arts é uma galeria de arte que oferece trabalhos de mais de quatro mil artistas independentes do Brasil e do mundo. São mais de 40 mil artes, todas autorais, exclusivas e com tiragem limitada. Após dois anos de existência online, a empresa teve sua primeira galeria física inaugurada em 2011 na rua Oscar Freire, em São Paulo. Hoje o negócio conta com duas galerias próprias e mais 16 franqueadas por todo o país. O investimento inicial para entrar no negócio é de R$230 mil com tempo médio de retorno previsto para 18 e 36 meses.

Criado em 2017 na cidade de Goiânia/GO pelo empresário Guilherme Carvalho, o Bupaqê é uma rede de franquias que permite que os clientes escolham todos os ingredientes de seus burgers e pastéis gourmet. Na prática, o consumidor escolhe os recheios e acompanhamentos enquanto o atendente monta o pedido ao vivo. Para investir na abertura de uma unidade, o valor indicado é de R$250 mil com retorno previsto para 36 meses.

Criada em 2007, a Oca de Savóia é uma rede de franquias que mudou a forma dos gaúchos comerem pizza e que agora quer ganhar o Brasil. Com 36 unidades atualmente, a empresa oferece mais de 70 opções de sabores de pizza em fatia aos clientes, que contam com a comodidade de um produto saboroso e fácil de comer. Em cinco anos, foram feitos diversos investimentos em tecnologia para entregar o melhor produto para o consumidor. Para abrir uma unidade, o investimento indicado é a partir de R$250 mil com tempo médio de retorno previsto para 24 meses.

A Depyl Action é uma rede de franquias que oferece serviço de depilação masculina e feminina. Atualmente 50% o público pertence à geração Y. Esta é atraída pelas facilidades que a rede oferece. Não é preciso marcar horário para realizar a depilação com cera. Entre outros, a empresa oferece serviços como depilação com cera morna, fotodepilação, design de sobrancelhas e depilação facial com linha. A marca possui 100 unidades espalhadas por 24 estados brasileiros. Interessados em entrar no negócio investem a partir de R$340 mil com tempo médio de retorno previsto para 48 meses. 

A Quik Silver é uma rede de franquias líder em moda de esportes radicais e estilo de vida. A empresa cria, produz e distribui vestuário, calçados e acessórios de marcas estabelecidas para esportistas radicais do mundo todo. As marcas da rede representam um estilo de vida casual para pessoas de espírito jovem inspiradas pela paixão por esportes radicais ao ar livre. As marcas QuiksilverRoxy e DC Shoes têm raízes autênticas e tradição no surfe, esportes na neve e no skate. Os produtos são vendidos em mais de 115 países em diversos canais de distribuição. O valor indicado para abertura de uma unidade é a partir de R$420 mil com tempo médio de retorno previsto para 36 meses.