3 formas de lidar com colegas que reclamam de tudo

Por: Redação - 99Jobs

Quem nunca conheceu uma pessoa assim: aquele colega de trabalho que sempre vê o lado ruim de tudo que acontece com ele e na empresa. Para quem já vai para o trabalho temendo ter que interagir o dia inteiro com a personificação do mau-humor, não se preocupe, porque te mostramos três formar de lidar com aquela pessoa que não é exatamente conhecida pelo seu otimismo diário.

Nós todos temos colegas que não conseguimos lidar – aquele que reclama em alto e bom som quase que o tempo todo, aquele que tenta roubar a cena todo o tempo, aquele que dá desculpas em cima de desculpas e é realmente um preguiçoso e [preencha outra característica irritante do seu colega de trabalho aqui]. Mas, sabe o que é o mais perigoso disso? A pessoa que reclama de TUDO.

Mesmo que você ame seu trabalho (o que é maravilhoso!) haverá momentos em que você vai questioná-lo e se frustrar – isso é completamente normal e faz parte do jogo.

Você certamente não precisa de ninguém te fazendo ficar pior. Emoções são contagiosas, por isso ficar ao redor de alguém que sempre reclama ou resmunga sobre tudo pode acabar te atingindo também. E isso não é uma boa notícia.

Infelizmente, você não pode mudar as pessoas, por isso, depende de você controlar seu próprio ponto de vista, especialmente quando você tem que desprender seu tempo para estas pessoas que são alérgicas à felicidade. Por isso, sem mais delongas, aqui estão três formas de lidar com um colega de trabalho que odeia tudo, para que você possa manter uma atitude positiva (pelo menos na maior parte do tempo):

1. A prática da compaixão

Pode ser bastante tentador rotular alguém como se ela fosse uma causa perdida e dizer pra ela “falar com a sua mão porque você não dá a mínima”. Mas isso não deve necessariamente ser o seu primeiro plano de ação.

“Uma abordagem mais prática para lidar com a pessoa é começar por compreender as razões para a negatividade dela”, diz Raj Raghunathan, PhD, Professor de Marketing na McCombs School of Business. “Resumindo, quase toda a negatividade tem suas raízes em um dos três medos profundos: o medo de ser desrespeitado pelos outros, o medo de não ser amado por outros, e o medo de que “coisas ruins” vão acontecer. Esses temores se alimentam mutuamente para alimentar a crença de que “o mundo é um lugar perigoso e as pessoas geralmente são ruins.”

A pessoa da equipe poderia estar agindo do jeito que está por uma série de razões. Talvez tenha sofrido com as interações entre ela e seu chefe. Ou, talvez ela se sente se afogando no trabalho e trabalhando muitas horas seguidas. Também poderia ser algo totalmente alheio ao escritório. Você nunca sabe, mas Raghunathan acredita que sua “negatividade é um grito mal disfarçado para obter ajuda.”

Não é sua a responsabilidade corrigir os problemas alheios, mas para ter compaixão é preciso percorrer um longo caminho. “À medida que a pessoa negativa absorve positividade da tua presença, [ela] vai gostar mais dela mesma, e espera-se que com isso aconteça um ciclo virtuoso de maior confiança nos outros e otimismo sobre o futuro.” Como isso ajuda você?, você pergunta. Bem, pode ajudar a eliminar essa presença sombria em sua vida (esperamos).

2. Bloqueie a pessoa

Às vezes, emprestar uma orelha só não vai ajudar, seja porque a pessoa está tão presa no que está lhe incomodando ou porque, bem, é apenas a maneira como ela é.

“Infelizmente, algumas pessoas são tão arraigadas em ver o lado negativo das coisas que deixam zero espaço para coisas positivas que a fazem crescer”, diz Marc Chernoff, co-fundador da Marc and Angel Hack Life e co-autor de 1,000+ Little Things Happy Successful People Do Differently. “Suas atitudes e opiniões negativas são venenosas e contagiantes.”

Agora, infelizmente se você trabalha com alguém deste tipo, você não pode simplesmente fingir que ela não existe. Se você tiver sorte, talvez você não precise interagir muito com esta pessoa para que possa finalizar suas tarefas com sucesso. Mas, se você não tiver sorte, ainda há uma maneira de utilizar esse conselho, ignorando a pessoa quando o que ela está dizendo ou fazendo não é necessário.

Veja como: Não só você deve filtrar o que você diz para os outros, mas o que é dito para você também. Criar uma “peneira de positividade” metafórica para a sua mente, e só deixar coisas boas. Para fazer isso, você precisa aprender a identificar comentários ou comportamentos (por exemplo, incessantes viradas de olho) destrutivas.

3. Não se debruçar sobre a atitude da pessoa

Como já foi dito, estados mentais podem ser contagiosos. Se você não for cuidadoso, pensamentos pessimistas podem esgueirar-se no seu cérebro e fazerem residência fixa por lá. Ou você vai inconscientemente adotar os mesmos pontos de vista, ou você vai acabar reclamando sobre essa pessoa. Lamentar-se sobre ela para todo mundo que você ver, bem como pensar nela quando sua mente estiver desocupada. E isso não é como você quer viver sua vida, certo?

Segundo a autora Amy Morin, ela aconselha não permitirmos que pessoas negativas roubem nosso tempo e energia. Ao invés de reclamar sobre as pessoas que você não gosta, escolher para conversar sobre assuntos agradáveis.

Moral da história: você provavelmente vai encontrar uma pessoa miserável em qualquer lugar. Você não pode fugir disso. Mas você pode se prevenir de como ela vai afetar você. Acredite, o trabalho pode ser um local feliz. Não deixa nenhuma pessoa acabar com isso.

Texto adaptado do artigo do The Muse.