4 dicas práticas para organizar suas finanças

Carolina Ruhman Sandler, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” e colunista do Superela, dá dicas de como organizar de vez as suas finanças.

Confira algumas dicas para se organizar melhor financeiramente

Uma das preocupações que mais ouço por aí é de mulheres que têm gastos incompatíveis com a sua renda. Você se encaixa nesse perfil? Saiba que não está sozinha então!

Entre supermercado, jantares fora, comprinhas, academia e as contas de todo mês, é super fácil perder o controle de todos os nossos gastos. A gente fica então na torcida, para ver se não vamos extrapolar de novo na conta do cartão de crédito. É assim que a gente acaba entrando na armadilha de gastar mais do que pode: você não olha para quanto ganha, e sim apenas para onde precisa gastar.

Normalmente, você se dá conta do problema quando percebe que nunca sobra dinheiro no final do mês – isso se você não assume dívidas. Sem essa sobra, a sensação é de estar sempre com a corda no pescoço. Você não consegue economizar nem se preparar para momentos mais difíceis. Mas isso você sabe provavelmente melhor do que ninguém.

Para começar a acompanhar e equilibrar as suas contas, a chave aqui é muito simples: anote tudo o que você gasta. Essa é a única forma de acompanhar suas despesas ao longo do mês e é mais fácil do que acompanhar o extrato do banco na internet. Confira algumas dicas para te ajudar a organizar as suas finanças:

1. CRIE O HÁBITO DE AVALIAR OS SEUS GASTOS NO FIM DO MÊS

Separe suas despesas em apenas 3 categorias: gastos essenciais (moradia, alimentação, transporte, celular, etc), supérfluos (compras, jantares, viagens) e financeiro (parcelas de dívidas ou, idealmente, dinheiro que você consegue guardar!). A proporção ideal é que os seus essenciais correspondam a 50% do seu salário, 30% para os supérfluos e 20% para os financeiros. Dessa forma, você consegue visualizar o todo e entender onde você está exagerando…

Continue lendo as dicas em Superela.