5 dicas para conseguir um emprego na pandemia
Qual caminho seguir para arrumar emprego em meio à pandemia ?
A crise provocada pelo coronavírus atingiu em cheio a economia mundial. No Brasil, além da superlotação do sistema de saúde pública, o vírus alavancou o desemprego. Segundo a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) chegou a 12,9% neste último trimestre, a porcentagem de indivíduos desempregados.
Dados analisados pelo LCA Consultores, a partir de um levantamento de pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), aponta que a taxa de desemprego dos jovens deve crescer para 38,8% no terceiro trimestre deste ano. No primeiro trimestre a taxa foi de 27,7%. Se a projeção se confirmar, 7,9 milhões de pessoas, de 14 a 25 anos, estarão em busca de trabalho no terceiro trimestre, bem acima dos atuais 5,5 milhões atuais.
Para 77% dos jovens, ter pouco tempo de trabalho, sem muita experiência e/ou qualificação é o que mais foi destacado na pesquisa. “Devido à crise, o mercado tende a ficar mais exigente no perfil dos profissionais, mas não há porque desanimar, cursos profissionalizantes podem ser o grande diferencial e abrir portas para o mercado de trabalho”, afirma Jefferson Vendrametto, sócio-acionista do CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos).
- Faculdade Santa Casa de SP oferece 417 bolsas para quatro cursos
- Fui mal no Enem, e agora? 5 dicas para começar a se preparar para 2025
- Fatecs abrem inscrições para cursos superiores gratuitos
- 7 soft skills que são essenciais para você ter no currículo se quiser um trampo melhor
Só no CEBRAC EMPREGOS, agências de emprego da rede de educação, há quase 5 mil vagas em aberto, à procura de candidatos qualificados para os mais diversos postos de trabalho. “No Cebrac Empregos, cadastramos não só os alunos, mais também os pais e toda a comunidade. Temos mais de 9 mil empresas cadastradas e direcionamos de acordo com a região em que o candidato mora e perfil profissional para as vagas pretendidas”, evidencia Luciana Fontes, Superintendente do CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos).
Jefferson Vendrametto, Especialista em educação e Sócio Acionista do Cebrac, lista 5 dicas de como conseguir um emprego na pandemia:
• Faça currículos atrativos e sem informações em excesso
Já está ultrapassado currículos com muitas informações, prolixo, e em formatos sem objetividade, principalmente sobre as atividades exercidas.
Inove, e coloque apenas as informações que serão necessárias para aquela vaga. Seja objetivo(a). Se cadastre em diversos sites como os do CEBRAC Empregos que oferecem o currículo on-line gratuito, e com modelos diferenciados. Aposte em uma foto adequada, a apresentação conta bastante para qualquer vaga de emprego.
• Aposte nos cursos e especializações
Se puder fazer algum curso, que seja em uma área de ampla contratação, como está acontecendo com as empresas de T.I e Administração faça.
Pode ser uma oportunidade para você que perdeu o emprego e não sabe muito bem o que fazer ou em qual área investir sua próxima qualificação. Vimos um crescimento na procura de cursos por jovens e pessoas com mais de 30 anos, buscando uma nova profissão. Isso com certeza é um diferencial. Além disso, os cursos do CEBRAC incentivam o empreendedorismo. O que também pode ser uma alternativa para este momento.
• Pesquise sobre as empresas que se candidatar
Pesquisar a empresa e a área de atuação garantirá que na entrevista você se saia bem e fale com propriedade. Saiba quais áreas seu serviço pode ser útil, e pesquise sobre as empresas que você tenha vontade de aprender a trabalhar. Cheque os valores da companhia, oportunidade de crescimento, treinamentos oferecidos e busque nas redes sociais voltadas a contatos profissionais vagas e profissionais que podem te direcionar a novas oportunidades por meio da rede de contatos que a plataforma propicia.
• Tenha foco, disciplina e comprometimento
Estes três pilares são os que movem qualquer âmbito de relações trabalhistas. As habilidades podem ser desenvolvidas, mas se o candidato não tiver nítido o que ele quer, manter-se focado mesmo na pressão e comprometido com os resultados e processos da empresa, isso transparecerá durante a entrevista. Agora, mais que nunca, estas habilidades estão sendo testadas, principalmente com o Home Office em alta.
• Saiba quais são suas qualidades e melhore nos pontos que tiver dificuldade
Ser seguro do que você sabe fazer e o que pode oferecer ajuda muito a ter uma postura profissional adequada. As dificuldades devem ser trabalhadas seja elas comportamental e/ou técnicas. Criar mecanismos que ajudem a trabalhar em equipe, cumprir prazos e determinadas tarefas são muito úteis e podem fazer com que o gestor perceba o seu potencial!