6 dicas para construir seu marketing pessoal

Seu marketing pessoal é o que vai fazer você se destacar na multidão

Está certo que para subir na carreira é preciso competência e, muitas vezes, um pouco de sorte também. Mas tão importante quanto isso, é o marketing pessoal, ou seja, o poder de fazer-se notar.  Do que adianta ser bom no que faz se ninguém ou poucas pessoas sabem?

“Todo profissional deve trabalhar sua imagem, sua postura, sua conduta, porque é isso que vai fazer com que ele seja indicado, recomendado”, afirma o professor de MBA da IBE-FGV e doutorando em Neuromarketing, André Ortiz.

Veja algumas dicas para construir sua imagem de maneira positiva e conseguir vender o seu peixe.

Seja educado e gentil

Tratar as pessoas com respeito, cumprimentar os colegas de trabalho sem distinção e ser educado com todos contribui para uma boa imagem profissional. Um “bom dia” e um sorriso largo fazem você ser visto com simpatia, além de tornar o dia dos outros mais prazeroso.

Tenha autoconfiança

A autoconfiança te torna mais interessante e atrai as pessoas para perto de você. Simples atitudes no dia a dia demonstram isso. Procure usar uma abordagem positiva que influencie os demais ao seu redor, olhe as pessoas nos olhos e tenha um aperto de mão firme. Isso passará uma mensagem de alguém seguro de si.

Seja atencioso

Responda aos e-mails e retorne ligações de clientes, colegas e parceiros. Como muitas pessoas não fazem isso por falta de tempo ou interesse, isso poderá ser seu diferencial.

Preserve seu networking

Mantenha contato com antigos colegas de trabalho e faculdade, participe de eventos sociais e profissionais e mantenha uma conta em redes sociais como o LinkedIn.

Só não vale se lembrar da sua rede de relacionamentos apenas quando precisar de um favor. Indicar uma vaga de trabalho para seu contato é uma ótima forma de manter seu networking. Futuramente, o contrário poderá acontecer.

Desenvolva liderança

Embora essa seja uma característica natural de algumas pessoas, é possível desenvolvê-la. Os líderes, em geral, são pessoas influentes, formadoras de opinião e que conseguem inspirar e cativar as pessoas. Trabalhar os aspectos que estão ligados a liderança é um fator fundamental para o marketing pessoal.

Crie empatia, elogie, reconheça, dê méritos

De acordo com o professor André Ortiz, é melhor pecar pelo excesso do que por omissão. “Use seus sentimentos e feeling para saber os limites, reconhecer as necessidades dos outros”.