6 dicas para fazer uma carta de apresentação
A carta de apresentação profissional é a primeira impressão que um recrutador tem de um candidato a uma vaga. Por isso, o cuidado com o qual ela é feita pode determinar a atenção dedicada à analise de seu currículo.
As cartas de apresentação formais, enviadas pelo correio, não são mais usadas na grande maioria das empresas. Elas foram substituídas pelo texto que se escreve no corpo do email ou diretamente no sistema de recrutamento usado pela companhia.
Uma boa carta de apresentação não garante a contratação de nenhum candidato, mas pode colaborar com a imagem que ele passa à empresa. Por outro lado, se o texto for mal feito, pode desqualificar o postulante ao cargo imediatamente.
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Confira algumas dicas para escrever uma carta de apresentação que se destaque das demais:
1 – Saiba quem é seu interlocutor
Saber quem é a pessoa que receberá seu currículo e dirigir-se a ela pelo nome pode ser um diferencial. Mostra interesse e respeito.
Mas não é o suficiente. Conhecer o interlocutor significa também saber que tipo de linguagem é usada na empresa. Em empresas nas quais a comunicação é mais formal, cabem termos como “Prezado senhor …”.
Já em companhias que adotam uma postura mais “descolada”, um “Olá, como vai?” pode ser o suficiente.
O candidato deve se adaptar ao estilo de comunicação da empresa.
2 – Seja breve
Como a maioria dos profissionais, os recrutadores não têm muito tempo para dedicar a apenas uma tarefa. Ler a sua carta de apresentação está longe de ser a principal atividade do recrutador no dia.
Por isso, use seu poder de síntese e escreva o texto com objetividade. Três parágrafos curtos são mais do que o suficiente para transmitir a mensagem.
A carta de apresentação pode ser estruturada da seguinte maneira:
Primeiro parágrafo
- Deixe claro por que você está mandando o currículo (está respondendo a alguma proposta publicada? alguém te indicou para a vaga?)
- Esclareça qual vaga você quer ocupar (o recrutador pode estar cuidando de mais de um processo seletivo ao mesmo tempo)
Segundo parágrafo
- Fale sobre sua formação, suas experiências profissionais mais importantes, suas habilidades relacionadas às atividades que vai desempenhar caso contratado.
Terceiro parágrafo
- Expresse sua disposição para atender a novos contatos e a comparecer a uma entrevista presencial.
Leia as outras dicas sobre como fazer uma carta de apresentação profissional no site da Widoox.