6 lições que empreendedores não aprendem no MBA
O empreendedor que sonha alto sabe que investir em si mesmo também é uma forma de investir no negócio.
No início, boa parte do diferencial de uma empresa diz respeito à capacidade e ao conhecimento do empreendedor.Experiências profissionais anteriores, por exemplo, podem fazê-lo conhecer melhor o mercado. Cursos e faculdades podem lhe oferecer conhecimento técnico. Mas, e quando se trata dos desafios que os cursos não estão preparados para ensinar? Desafios que não se aprende no MBA? Dos quais é difícil se preparar? Pedimos aos empreendedores que nos contassem as lições que só puderam ser aprendidas na “escola da vida” e, nos parágrafos abaixo, nós compartilhamos as respostas com você.
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1. No início, agilidade é mais importante do que planejamento
“O empreendedor precisa aprender rapidamente o conceito de lean. Em um curso de MBA, você aprende como analisar exaustivamente qualquer decisão, buscar alinhamento dentro da organização e depois implementar seguindo a linha combinada. A mesma coisa acontece com projetos de software dentro de grandes empresas, onde o desenvolvimento pode durar até um ano antes do produto ser testado com o público. Ao contrário, em uma startup de internet, precisa ser extremamente ágil, colocando diversas ideias “no ar” para testar sem muito desenvolvimento, e iterando rapidamente (ex. via teste A/B) até chegar no produto ou feature acertado. Esse é o conceito de “lean startup”, que muda o peso de análise vs execução do 80/20 para o 20/80 do empreendedor” – Benjamin Gleason, empreendedor do GuiaBolso.com
2. Converse com o cliente de verdade
“A lição mais valiosa que aprendemos foi a importância de ter conversas com possíveis clientes sobre o negócio antes de montá-lo e fazer entrevistas periódicas com os clientes já existentes. Precisamos entender se o problema que nos propomos a resolver com a nossa empresa continua sendo a maior proposta de valor para o cliente ou se existe outra oportunidade de deixar o cliente cada vez mais satisfeito” – André Macedo, empreendedor da ZeroPaper
3. Os fornecedores são tão importantes quanto seu próprio negócio
“A lição que aprendi é que às vezes a entrega de terceiros tem um impacto imenso na performance da sua empresa. Hoje, é fundamental estar bem alinhado com seus fornecedores para atingir suas metas. Para uma startup, isso pode ser complexo sendo que sua relevância para ele é baixa” – Jonathan Assayag, empreendedor da Lema 21
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