7 coisas que fazem você ser odiado no trabalho

Assim como o Michael Scott (do seriado “The Office”), tem sempre um cara chato que não se dá bem com ninguém. Na hora do café, na hora do almoço, ele é sempre deixado de lado. No entanto, existem alguns comportamentos que devem ser evitados para você não ser odiado na empresa ou passar por esse tipo de atitude vinda dos colegas.

Um bom relacionamento interpessoal é importante dentro da rotina de trabalho. O site Pequenas Empresas & Grandes Negócios trouxe uma lista bem bacana com sete perfis de pessoas chatas. O artigo é de Travis Bradberry, originalmente publicado na revista Inc. Confira e fique atento:

1. Apunhalar pelas costas 
Expor os colegas pelas costas é péssimo. Assim, é fácil perder a confiança dos colegas, tanto de quem você apunhalou como dos demais. Por mais que sua denúncia ou crítica beneficie a empresa, é possível que seu gestor não goste do seu comportamento.

2. Fofocar
Fofocas são ruins e pesam no clima de trabalho. Normalmente pessimistas, as fofocas fazem com que uma equipe se preocupe com algo que pode nem acontecer. Se a fofoca não se confirmar, amigo, certamente não confiarão mais em você.

3. Ser reconhecido pela ideia de outra pessoa 
Uma coisa bem desagradável é “roubar” a ideia de alguém, sendo reconhecido por algo que você não fez. Quem faz isso pode até enganar algumas pessoas, mas fica mal falado entre os outros funcionários.

4. Reclamar toda hora 
Não é legal reclamar do trabalho. Se você é o chefe, suas palavras desestimulam os demais. Caso você seja o funcionário, suas reclamações podem chegar até seu chefe e te prejudicar.

5. Mentir
Não minta, apenas isso.

6. Cheiros ruins
Bradberry afirma que empreendedores e funcionários que não cuidam da higiene pessoal incomodam bastante quem trabalha ao lado. Odores desagradáveis podem prejudicar sua popularidade.

7. Dar o famoso “piti”
Os chiliques na hora errada faz com que você ofenda os colegas. E pior: em trabalhos mais formais, os “pitis” mostram que você não está pronto para grandes tarefas, que normalmente são bastante estressantes.