8 carreiras pouco conhecidas que fazem a aviação acontecer

Na aviação, para que tudo funcione como previsto são necessárias diversas funções, alinhamentos e decisões em tempo real

22/10/2025 09:44

Quando se pensa em carreiras na aviação, é comum lembrar das profissões mais visíveis: pilotos e comissários de bordo, que estão em contato direto com os passageiros. No entanto, fazer um avião decolar com segurança e pontualidade exige o trabalho coordenado de milhares de profissionais, atuando nos bastidores em diferentes áreas.

Um exemplo dessa engrenagem essencial é o Centro de Controle de Operações (CCO), uma estrutura estratégica que reúne diversas equipes trabalhando de forma integrada para garantir que cada voo decole e pouse conforme o planejado. Na Latam Brasil, o CCO é o coração da operação doméstica, responsável por coordenar cerca de 800 voos diários em todo o país.

Na aviação, para que tudo funcione como previsto são necessárias diversas funções, alinhamentos e decisões em tempo real
Na aviação, para que tudo funcione como previsto são necessárias diversas funções, alinhamentos e decisões em tempo real - Stefan Lambauer/iStocki

Para que tudo aconteça como previsto, são necessárias decisões em tempo real, alinhamentos constantes e uma variedade de funções que, embora pouco conhecidas pelo público, são indispensáveis para o bom funcionamento da aviação.

Segundo Samuel Di Pietro, diretor do Centro de Controle e Operações da Latam Brasil, há diferentes habilidades que podem ser necessárias para cada área em que a pessoa atua, mas algumas são universais. Pensando nisso, a Catraca Livre destaca oito carreiras que atuam dentro do CCO, São profissões discretas, mas fundamentais para manter o céu em movimento.

Execução de Escala de Tripulantes

Responsável por executar a escala dos tripulantes nas operações domésticas e internacionais. Para isso, analisam, acompanham e propõem melhorias em caso de imprevistos. Eles precisam garantir que os voos programados da companhia sejam operados por tripulação completa e habilitada, em conformidade com a legislação vigente, minimizando riscos à segurança operacional.

Coordenação de voos

São os profissionais que analisam toda a situação da malha aérea diariamente, alocando as aeronaves para os voos, fazendo o monitoramento e a gestão de eventos e contingências para garantir o menor impacto para a malha em caso de mudanças imprevistas (por exemplo, meteorologia). Eles trabalham transversalmente com diferentes áreas na companhia, contribuindo para a pontualidade e regularidade dos voos.

Distribuição eletrônica

Atuam para assegurar a integridade e a sincronização das informações dos voos programados para as áreas operacionais e para os clientes.

OTP

Na Latam Brasil, eles são os responsáveis por implementar o ciclo de “On Time Performance” na operação brasileira, ou seja, asseguram o nível de qualidade na pontualidade por meio de diagnósticos e planos de trabalho com as áreas internas e agentes externos que impactam o horário de saída e chegada dos voos.

Central de Proteção ao Cliente

Equipe dedicada a antecipar e mitigar o impacto do cliente afetado quando uma contingência acontece, assegurando o fornecimento de informação, serviços básicos e solução de viagem oportuna e adequada.

Outras áreas essenciais ao CCO

Na Latam Brasil, as funções acima estão alocadas dentro da área do Centro de Controle e Operações, mas, para que as operações funcionem da melhor forma possível, há outras áreas que atuam em conjunto com o CCO. Veja a seguir quais:

Manutenção

Responsável por administrar e executar todo o Programa de Manutenção Preventiva das frotas da companhia, além dos serviços corretivos e preditivos das aeronaves. Um dos processos chaves é o monitoramento contínuo por meio de softwares de performance técnica, detectando situações em tempo real e permitindo respostas rápidas.

Outro processo fundamental desta área é a programação de pernoites das aeronaves, garantindo que cada avião esteja no lugar e horários certos para executar as atividades planejadas.

Despachante Operacional de Voo, ou DOV

Atuam com o planejamento e acompanhamento operacional do voo. Isso inclui a definição da rota mais segura e eficiente, calculando o combustível necessário e considerando as condições meteorológicas e regulamentações envolvidas. Além disso, garantem o balanceamento preciso das cargas e bagagens nos compartimentos das aeronaves, fazem o monitoramento constante dos voos e apoiam a tripulação, fornecendo informações e estratégias para quaisquer alterações e adequações que ocorram ao longo da operação.

Serviço de bordo

Os profissionais que atuam nesta área são os responsáveis por conferir o plano de serviço de bordo de cada voo, verificando itens, quantidades, classes e restrições especiais e alinhar a produção e entrega com os fornecedores. Eles também monitoram em tempo real o status dos caminhões e dos abastecimentos nos trânsitos das aeronaves e fazem os devidos ajustes caso ocorram mudanças nas operações.