8 dicas para mandar bem na entrevista de emprego
A Coach de Carreira e Felicidade Profissional Talita Barros dá dicas para você se sair nem numa entrevista:
“Qual foi sua última experiencia de trabalho? Por que quer trabalhar nessa empresa? Qual sua pretensão salarial? Conte-me sobre seus objetivos a longo prazo?” Como você se sente quando te fazem essas perguntas? E quando as fazem principalmente em uma sala frente a frente com o recrutador? Enfim, a hora da entrevista é temida por muita gente e, independentemente da fase em que está sua carreira, em algum momento de sua vida profissional, você vai precisar encarar esta tão temida (por muitos!) situação.
Em tempos de crise, muitas pessoas perdem seus empregos e, assim, a concorrência por vagas aumenta. E sabe quem leva a vantagem quando está frente a frente com o entrevistador? Quem se preparou melhor!
- Fui mal no Enem, e agora? 5 dicas para começar a se preparar para 2025
- Entenda o que é aprendizagem adaptativa e quais suas vantagens para tornar o ensino mais eficaz
- As vantagens de usar o ID Jovem para viajar pelo Brasil que ninguém te conta
- 7 soft skills que são essenciais para você ter no currículo se quiser um trampo melhor
Depois de atuar por onze anos na área de RH, contratando e entrevistando muita gente, listei alguns pontos que acredito serem importantíssimos para a hora da entrevista. Ao se preparar para encontrar o entrevistador, existem oito fatores que você não pode deixar passar:
1. Mantenha-se informada
Saber sobre a empresa é muito importante! Pesquise e informe-se sobre o local e o mercado em que ele está inserido, assim como a área para a qual você quer ser contratado.
2. Tenha um objetivo claro
Saiba com clareza quais são suas prioridades e objetivos profissionais e verifique se eles estão alinhados com o que a empresa e a vaga podem lhe proporcionar. Resumindo: saiba bem o que realmente quer! Use esse teste para te ajudar a saber se seus valores estão alinhados.
3. Valide suas habilidades
Quais são suas habilidades? Quais são necessárias para o cargo ou quais você sabe que a empresa valoriza? Teste seu domínio de idiomas e outros conhecimentos relevantes para a vaga e, principalmente, as habilidades que você incluiu no seu currículo.
4. Conheça suas conquistas
Tenha em mente suas principais realizações, resultados e projetos. Saber o que você fez de melhor é saber se vender. Muitas pessoas realizam coisas incríveis, mas quando são questionadas e estimuladas a falarem sobre elas, simplesmente não conseguem se expressar e se comunicar! Além de conhecer suas conquistas, treine seu discurso!
5. Saiba quais são seus diferenciais
Continue lendo aqui: 8 dicas para mandar bem na entrevista de emprego