8 filmes decisivos e inspiradores que podem salvar sua carreira
Clássicos de Hollywood que dão exemplo de empatia, determinação, criatividade e muitas outras lições que podem transformar a sua carreira
Cinema fala sobre amor, fantasia, inventa histórias e cria ilusões. Fala também sobre coisas da vida, de histórias reais de um mundo sem jeito, da rotina do dia a dia. De carreira e emprego.
E é por isso que hoje selecionamos 8 filmes, clássicos de Hollywood ou não, que recorreram à magia da sétima arte para falar de grandes histórias de vitória, superação, perrengues e ensinamentos que podem servir de inspiração para a sua carreira.
Títulos como A Rede Social ou Jobs, que retratam a trajetória de dois grandes revolucionários dos tempos atuais (Mark Zuckerberg e Stevie Jobs), que responderam à livre vocação de empreender, criar e ajudaram a transformar o mundo “apenas” trabalhando.
- Estudo revela como alimentos podem combater a perda de memória
- Holbox, o paraíso rústico mexicano que você precisa conhecer
- Como identificar os sinais de açúcar elevado no sangue e agir rápido
- O câncer colorretal pode avançar mais rápido devido a esse fator
Náufrago:
Quando Chuck Noland, o dedicado funcionário da FedEx vivido por Tom Hanks, se vê perdido numa ilha deserta após o avião da empresa cair no Oceano Pacífico, o que não falta são lições valiosas para a sua carreira. A começar pela resolução dos incontáveis problemas que surgem, como, por exemplo, comer ou “fazer” fogo. Ali aprende-se noções de estratégia, criatividade e, sobretudo, resiliência para lidar com todo e qualquer tipo de situação.
12 Homens e uma Sentença:
O destino de um réu na mão de um juri de 12 homens. O veredicto, porém, será levado em conta apenas quando todos os envolvidos aceitarem a decisão. Tudo bem se, um dos jurados não discordasse da opinião. É aí, caro leitor, que você passa a ter uma verdadeira lição de trabalho em equipe, dinâmica de grupo, democracia, empatia e poder de argumentação neste clássico da sétima arte.
Wall Street
Sucesso e poder são alguns dos motivos que levam o jovem Bud Fox, interpretado por Charlie Sheen, a desenvolver uma relação pouco aconselhável com seu chefe Gordon Gekko, que rendeu a Michael Douglas o Oscar de Melhor Ator em 1988. Envolvido na disputada e acirrada rotina do mercado financeiro, o inexperiente Bud encontra-se diante de um ambiente marcado pela ganância, corrupção e imprudência. Além de retratar o o submundo do mundo dos negócios e suas relações escusas.
Meia-Noite em Paris
Owen Wilson interpreta Gil, um roteirista de Hollywood realizado financeiramente que, apesar disso, sente-se esgotado pela futilidade de sua carreira. Seu sonho é se reinventar profissionalmente para, enfim, realizar o grande sonho de se tornar escritor.
Se você pensa em uma mudança de carreira, mergulhe nesta história para entender o que levou o personagem a trabalhar seu desejo de trocar a profissão.
À Procura da Felicidade
Motivação, determinação e disposição para lidar com desafios no trabalho, e sobretudo na vida, são algumas dicas que À Procura da Felicidade podem oferecer para a sua carreira.
No filme, Will Smith dá vida a Chris Gardner, que tem a oportunidade de se tornar um corretor de ações, mas diante de todo tipo de dificuldade, permaneceu aprendendo, como estagiário, sem receber salário. Baseado em fatos reais, o filme traz uma lição comovente de dedicação, resiliência e reconhecimento.
Diabo Veste Prada
Recém-formada e cheia de disposição para a carreira, a jornalista Andrea Sachs, interpretada por Anne Hathaway, consegue emprego na conceituada Runaway Magazine, a mais importante publicação de moda de Nova York.
Passa a trabalhar como assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), principal executiva da revista, que se tornaria o grande pesadelo de sua vida. Na trama, ela tenta lidar com as exigências de sua chefe, entrando em conflito de personalidade, porque não consegue conciliar o trabalho com a família, os amigos e o namorado. Mas que, apesar do clima de competição e desconfiança entre os colegas de empresa, obtém sucesso profissional por conta de sua competência e dedicação.
Jobs
Inspiração para qualquer potencial empreendedor, que queira fazer da sua empresa um negócio de sucesso. Em Jobs, biografia do fundador da Apple, a trama percorre a história de Steve por quase 30 anos, desde os tempos da garagem de sua casa até a consagração mundial de sua marca, a Apple.
A Rede Social
Esta produção conta a história de Mark Zuckerberg e da criação do Facebook, que em pouco tempo se tornou a maior rede social do mundo e um império de bilhões de dólares. “O filme trata de um jovem que tem uma das maiores histórias de sucesso nos últimos anos, e ainda aborda questões éticas em relações profissionais, como roubo de ideias”, ressalta Fernando Gomes de Paiva Junior, professor de empreendedorismo e inovação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).