8 técnicas para transformar a imagem da sua empresa no Instagram

Ter um perfil na rede social que mais cresce no mundo é uma ótima opção para o seu negócio; saiba como usá-la da forma mais atrativa

12/04/2017 15:29

Na era das redes sociais, os canais para fortalecer e estreitar laços de sua marca com o público multiplicaram-se: Facebook, Instagram, Twitter e Youtube, para além do entretenimento convencional, tornaram-se meios de uma empresa se posicionar, e até mesmo aumentar seus lucros.

Em tempos de redes sociais, saber como usá-las a seu favor pode ser um grande passo para a sua empresa
Em tempos de redes sociais, saber como usá-las a seu favor pode ser um grande passo para a sua empresa - Getty Images/iStockphoto

Em 2016, o Instagram se notabilizou por ser a rede social que mais cresce no mundo. Com aumento de 26%, alcançou 500 milhões de usuários em todo o mundo. Por aqui, figura como a segunda rede social mais utilizada por mais de 35 milhões de pessoas.

Uma imagem vale mais que mil palavras 

Segundo o CEO da Wunder, Nils Kauwetz, os novos tempos demandam foco dos empreendedores nas redes sociais. “No Instagram, uma boa foto tem o poder de cativar seu público. É possível gerar empatia sem usar palavras. É dessa emoção que o Marketing Digital das pequenas e médias empresas deve se utilizar para engajar o público”.

Assim,  é importante que o empreendedor saiba a melhor forma de conquistar seu espaço e criar relevância para a marca em uma rede social que preza, literalmente, a imagem de sua empresa. Veja abaixo oito dicas valiosas para aprender como ter sucesso no Instagram:

  • Apresentação é tudo

Atenção ao preencher os campos de cadastro, principalmente o campo “nome de usuário”, que vai ser como sua empresa vai aparecer para o público, preencha da forma mais clara para que as pessoas encontrem sua empresa facilmente. Outro detalhe que exige atenção, a foto de perfil: o espaço não é grande, então facilite, utilize seu logo ou uma imagem que seja diretamente ligada ao seu negócio. Evite imagens poluídas e com muito texto, será impossível descobrir do que se trata seu perfil.

  • Produza suas fotos

Suas postagens serão reflexo da sua marca, elas vão dar o tom de como sua marca é profissional. Por esse motivo, planeje suas postagens, produza suas fotos, pense em cores, ambientes, objetos e personagens, se for o caso. É importante que suas fotos sejam bonitas e inspiradoras. Você tem a chance de apresentar seu branding para um grande público de forma direta e profissional.

  • Crie um padrão e deixe sua marca

Seu Instagram conta uma história, ou várias histórias, cada foto é uma sequência de uma estratégia de marketing. Para obter êxito nessa empreitada, tenha coerência na hora de postar. É importante que suas fotos se comuniquem entre si. Outro ponto essencial é criar e manter um padrão de edição, filtros e cores. Faz toda diferença que quando um usuário veja uma foto ligue a imagem diretamente a sua marca. Mas não se preocupe, ter um padrão não significa fotos sempre iguais, seja criativo!

  • Aproveite o único espaço para links

Você pode mostrar fotos e vídeos do seu produto, porém, não pode colocar nenhum link nas publicações. O único espaço para links fica na opção “link do site”, onde é possível colocar o endereço para sua página. Existem duas formas de utilizar bem esse pequeno, porém valioso, espaço. O primeiro, se for preciso, troque o link e direcione seu público para campanhas, landing page ou produto específico. Segundo, crie chamadas nos posts com “acesse o link na bio”, “mais detalhes no link da bio”, essas frases já fazem parte da rotina dos usuários do Instagram.

  • Imagens bonitas e descontraídas 

Você usa Instagram? Se sim, recorde as últimas fotos que você curtiu. Com certeza, a maioria delas eram bonitas, divertidas ou as duas coisas. Essa é a receita de sucesso do Instagram. Utilize ambos os tipos, mas saiba dosar. Poste fotos ou frases engraçadas de vez em quando, com temas ligados ao seu produto, o estilo de vida dos consumidores e os bastidores de como ele é feito.

  • Divulgue conceitos

Lembre-se que é preciso ir além da forma tradicional para divulgar sua marca no Instagram. Evite publicar produtos e propagandas diretas. Ao invés disso, publique conceitos, o estilo de vida que está ligado ao seu negócio. Pense no tipo de sensações que seu produto ou serviço quer causar nas pessoas e crie imagens que também transmitam essas emoções. Seja estimulante, interessante, diferente. Tendo identidade, sua marca pode criar no Instagram uma personalidade e se tornar referência.

  • Conte histórias

Pessoas se identificam com pessoas, histórias têm o poder de aproximar ainda mais o público da sua marca. Assim como no marketing de conteúdo, a maneira mais fácil de criar empatia com seus seguidores é inspirá-los com exemplos de pessoas reais. Você deve ter percebido que, no Instagram, cada foto deve ser planejada, montada para que o resultado seja o esperado, aproveite o planejamento e crie boas histórias.

  • Use vídeos

No começo, apenas imagens eram bem-vindas no aplicativo, depois um teste com vídeos de até 15 segundos… agora, o Instagram permite vídeos de até 1 minuto, também é possível fazer montagens animadas pelo próprio aplicativo, por exemplo, o famoso “Boomerang”. Os vídeos são leves e começam automaticamente, aumentando ainda mais o alcance da sua marca – só tome cuidado para não cair na publicidade e divulgar comerciais. As regras do “atraia e divirta” e do “80/20” continuam valendo aqui. Além disso, aproveite a nova funcionalidade do aplicativo, as “Stories”, um conteúdo em foto ou vídeo que dura 24h e fica disponível para todos seus seguidores.