A arte de chutar o balde

Pesquisa indica que 58% dos trabalhadores brasileiros já pensaram em largar tudo

Muita gente por aí fica vendo a vida passar enquanto imagina como seria bom largar o emprego estressante para ir em busca da felicidade. Uma pesquisa da Pactive Consultoria, por exemplo, especializada em gestão de pessoas, mostrou que 58% dos profissionais brasileiros ouvidos pelo estudo já pensaram em largar tudo.

Mas não é bem assim que a banda toca, porque mesmo que as pessoas abandonem o emprego, as contas não abandonam as pessoas. E é por isso que os anos passam e a maioria continua fazendo o que faz.

Chutar o balde é possível, mas exige um esforço mesmo. Se você não aguenta mais seu emprego, quer mudar de vida e está disposto a se mexer para isso, separamos algumas dicas importantes:

Dica 1: Entenda o motivo

Primeiro, você tem que entender o que não está agradando. Pode ser o ambiente, o chefe ou até a sua natureza comportamental que não bate com as principais atividades que realiza. É necessário uma boa dose de autoconhecimento para identificar o que você não quer, porque trocar seis por meia dúzia não adianta.

Dica 2: Planeje-se

Nem sempre será possível realizar mudanças na velocidade que você gostaria, mas… antes tarde do que nunca. Por exemplo, se o seu objetivo for mudar de país, o que vai fazer lá? Como vai sobreviver? Qual documentação vai precisar? Quanto vai custar e em quanto tempo consegue juntar? O mesmo vale para outras coisas como mudar de profissão, empreender e por aí vai.

Dica 3: Tenha coragem

Não arrume desculpas para fugir dessa grande mudança. Às vezes, uma dose de loucura (dentro de certo limite, é claro) é o que vai fazer você ir mais longe. Como disse Einstein, “qualquer um que nunca tenha cometido um erro nunca tentou algo novo”. Permita-se tentar, errar, aprender e tentar de novo.