Estudante de RI quer cruzar a Europa de Bike

Uma viagem de ida e volta, da França ao Irã, de bike

Tomaz Françozo tem 21 anos, é cicloativista e estuda Relações Internacionais da PUC – SP. No começo de 2011 foi para Paris, cursar 6 meses da faculdade na Universidade Paris X Nanterre. Ao final deste período decidiu fazer algo novo. Criou o projeto Viva a Roda que inclui uma viagem de ida e volta, da França ao Irã, de bike e lançou na internet a campanha independente Adote um Dia.

Antes de viajar para Paris, Tomaz Françozo participou de um movimento que culminou na instalação do primeiro bicicletário da história da PUC – SP

O objetivo é levantar verba para sair de Paris, passar pela Europa Ocidental, Europa do Leste, Geórgia, Armênia, Irã, e começar a voltar pela Turquia, Europa do Leste, Itália, França e retornar a Paris, tudo de bicicleta. Ao traçar seu itinerário, Tomaz optou por um percurso possibilitasse o contato com culturas e costumes diversos. Quem quer apoiar o projeto adota um dia, ou mais, por R$50 cada e tem seu nome publicado no blog, ao lado do dia adotado e dos relatos e fotos que ele rendeu.

A ideia é colocar em prática o conceito da bicicleta como meio de locomoção sustentável, mesmo para longas distâncias. Os registros da viagem serão frequentemente atualizados e ficarão disponíveis no site na forma de fotos, vídeos e textos (bilíngues – português e francês).

divulgação
Ao traçar seu itinerário, Tomaz optou por um percurso possibilitasse o contato com culturas e costumes diversos

Clara Caldeira

Por Clara Caldeira

Jornalista, escritora e pesquisadora, especialista em gênero e meio ambiente. Apaixonada por literatura e pelas artes oraculares, está sempre em busca de formas de conectar seus estudos e suas paixões.