Alunos da USP criam aparelho que mede reação de motoristas

Por: Redação

Ferramentas importantes no estudo de acidentes de trânsito, os medidores de reflexo de motoristas não são tão usados quando poderiam por conta de seu custo elevado, de mais de R$ 100 mil. Em busca de uma alternativa mais barata, alunos do curso da Escola Politécnica da USP (Poli) criaram o Simulador de Tempo de Reação em Condutores (Sitrec).

Sistema pode ajudar na prevenção de acidentes

Com uma televisão de 32 polegadas representando o vidro da frente de carros, o simulador reproduz situações de trânsito e mede o tempo que o motorista demora para acionar o freio ou desviar após ver algum obstáculo. Com o equipamento, é possível fazer testes envolvendo diferentes fatores para entender a origem e as principais causas de acidentes de trânsito.

O simulador tem 1,6 m de altura, 0,9 m de largura e 1,8 m de comprimento. Segundo o professor que orientou o projeto, Nicola Getschko, o protótipo custa cerca de R$ 15 mil, mas, se produzido em série, pode ser barateado em até 30%. Após uma segunda etapa de testes, o Sitrec está recebendo ajustes finais para que possa reproduzir situações de trânsito com mais fidelidade.

O projeto foi o Trabalho de Conclusão de Curso dos alunos Gabriel Silva e Sérgio Lopes Júnior, de engenharia mecatrônica, que se formaram em 2012, e Iniciação Científica de Raphael Francis David, de engenharia Mecânica.

Por Redação