Aprenda como fazer camiseta tie dye com 8 estampas diferentes
Com pouquíssimos ingredientes, é possível criar estampas únicas que darão um toque divertido aos seus looks
Tie dye é um termo inglês usado para descrever o processo de tingimento de tecidos feito com corantes que, ao se espalharem pela peça, criam estampas únicas.
Produzindo desenhos super coloridos, a técnica dá um toque divertido e descontraído aos looks e pode ser feita de maneira simples por qualquer pessoa. Por isso, que tal aprender como fazer camiseta tie dye em casa?
- Quando é o melhor momento para consumir vitamina D
- Por que este traço psicológico pode indicar falta de ômega 3?
- Saiba como estudar de graça no Reino Unido
- Dicas para reduzir o colesterol ruim e evitar doenças crônica
Com o nome formado pelas palavras “amarrar” e “tingir”, traduzidas da língua original, o tie dye é produzido há séculos pelas culturas asiáticas, africanas e americanas, e ganhou destaque, sobretudo, nas décadas de 1960 e 1970, ao ser apropriado pelo movimento hippie.
Para confeccionar seu próprio tie dye, além de muita criatividade e disposição para testar suas infinitas possibilidades, você precisará de uma peça de roupa clara de tecido natural, corantes e fixador, elásticos de borracha ou barbante, luvas para evitar danos na pele e papéis sem utilidade, como jornais, para forrar a superfície de trabalho.
Antes de colocar a mão na massa, é necessário conhecer cada tipo de corante, suas propriedades e efeitos, para escolher a opção que melhor combina com suas habilidades e orçamento.
Os corantes diretos são os mais utilizados na confecção do tie dye, principalmente por iniciantes, pois é barato, fácil de encontrar e conta com uma grande diversidade de cores. Em contrapartida, o material desbota mais rápido e exige um tempo maior de trabalho na criação da estampa.
Já a tinta para tecido tem a manipulação mais prática e um processo de diluição simplificado. É possível encontrar opções do produto que já passaram por esse processo, o que descomplica ainda mais sua utilização, apesar do valor de compra ser alto.
Corantes reativos talvez sejam as melhores opções para fazer estampa tie dye, já que a intensidade das cores, o preço, a durabilidade e seu rendimento são bem satisfatórios. O modelo da tintam, contudo, é difícil de ser encontrado no Brasil e sua preparação, trabalhosa.
Apesar das camisetas tie dye serem as mais populares, o tingimento pode acontecer em qualquer tecido ou roupa. É recomendável fazer os primeiros testes em peças antigas ou retalhos, para você entender como funciona o processo de coloração.
O fato de cada estampa ser única está relacionado às amarrações do tecido, que podem ser feitas com barbante ou elásticos de borracha.
Ao ser amarrado, algumas de suas partes são isoladas, criando essa mistura de manchas coloridas mescladas às partes brancas da peça original. Ou seja, tudo depende da maneira como você enrola e prende o pano. Por isso, é importante conhecer os tipos de amarrações para prever como será sua estampa.
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a arte do tie dye, chegou a hora de vestir as luvinhas e colocar a mão na massa! Para isso, confira o passo a passo que a Catraca Livre elaborou para você:
- Preparando o tecido
Em primeiro lugar, é muito importante que a peça de roupa esteja limpa, sem nenhuma sujeirinha grudada, para não correr riscos de criar falhas estranhas na estampa. Portanto, lave o tecido com água e sabão neutro antes de começar o tie dye.
Para quem ainda é iniciante, uma boa opção é começar pela estampa espiral, que consiste em torcer a camiseta esticada em sentido horário partindo do centro, o que criará uma espécie de caracol ao final do processo.
Com o barbante ou o elástico de borracha, amarre o rolinho formando um X e dividindo o tecido amarrado em quatro partes. Para entender melhor, confira o tutorial:
- Tingimento
Ferva um pouco de água em panelas diferentes, de acordo com a quantidade de cores que você deseja colocar na camiseta. Acrescente os corantes escolhidos nos respectivos recipientes e deixe diluir bem.
Se você preferir trabalhar com tintas de tecido, dilua-as em copinhos de água seguindo as medidas e instruções contidas nas embalagens do produto.
Em seguida, borrife um pouco de água na camiseta amarrada, para umedecer sem deixá-la encharcada. Em cada parte divida pelo barbante ou elástico, deposite os líquidos coloridos aos poucos, alternando as cores para criar efeitos mais divertidos.
- Fixação
Após 30 minutos, é hora de fazer a fixação do corante para que as cores da peça durem por bastante tempo. No caso da tinta de tecido, essa etapa pode ser desconsiderada.
Para fixar, você pode utilizar um fixador de corante encontrado na mesma loja onde você comprou o pozinho. Contudo, caso queira economizar essa grana, é possível apostar em uma receitinha caseira que proporciona o mesmo resultado.
Em uma panela, ferva um litro de água e acrescente três colheres de sopa: uma de sal grosso, outra de vinagre branco e uma última de amaciante. Deixe o tecido repousando na solução por 10 minutos e retire da panela.
- Finalizando o tie dye
Mantenha a peça de roupa em um local seco, bem ventilado e longe do Sol até que o tecido seque por completo.
Corte as amarras e lave o tie dye normalmente, com água e sabão neutro, para retirar os excessos de tinta e evitar que a peça manche outras roupas. Deixe secando no varal e, quando finalizar, utilize o ferro de passar para finalizar o produto.
Pronto! Sua camiseta com estampa tie dye estará perfeita para ser usada.
Para aprender como fazer camiseta tie dye com outras opções de estampas, confira alguns tutoriais super práticos e simples de reproduzir sem complicações: