Arte e moda: mãe e filha cuidam de bar e brechó que recicla e vende roupas antigas
Túnel do Tempo valoriza arte e vende roupas garimpadas
Há 17 anos o brechó e bar Túnel do Tempo está em funcionamento na Vila Mariana, zona sul de São Paulo. Misturando arte e moda em um sobrado de 6 salas, o espaço colorido e acolhedor é uma ótima opção para quem está cansado da mesmice dos bares e lojas da cidade.
Ana Cláudia Dib trabalhava para o pai vendendo antiguidades na feira da Benedito Calixto, em Pinheiros, São Paulo. Sua filha, Violeta Dib conta que a mãe “percebeu que gostava de trabalhar mais coisa antiga, não com objetos, mas com roupas”. Cláudia abriu o brechó com pilhas de roupas da década de 20 e de 40. As peças foram garimpadas por ela mesma, possibilitando um grande acervo.
O surgimento do bar
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
Durante 10 anos a loja fez muito sucesso apenas com a venda das roupas. “Fazíamos figurinos para peças de teatro, cinema, novela, era demais!”, confessa Violeta. A partir daí, mãe e filha sentiram a necessidade de melhorar o atendimento ao cliente e inauguraram um pequeno bar no brechó.
A popularidade do bar foi tanta que as roupas perderam o sentido na loja. Após vender todo o acervo, apenas duas araras simbólicas restaram no local. Violeta conta que a mãe vendeu tudo em uma tacada para fazer o bar. “De uns tempos para cá, a gente percebeu que o bar trouxe uma energia para a nossa vida que não é suave. Não é muito da arte e a gente sempre gostou disso”, afirma Violeta.
Novos planos
O bar está sendo reformulado e as roupas estão voltando. “É como a resistência da arte aqui dentro e no próprio quarteirão, porque os bares são todos do mesmo jeito e aqui é o único que tenta trazer um lado artístico”, a filha assegura. Cláudia e Violeta planejam contratar uma costureira para trabalhar no brechó, remodelando, reciclando e dando novos significados para as peças.
Para o futuro, elas pensam em abrir um restaurante. “Nossa vontade é mexer com arte, comida gostosa e saudável”. Vontade para por os planos em ação e ideias criativas não faltam. Violeta é formada em psicologia e gosta de trabalhar com saúde pública. Ana Cláudia está na Índia e a filha acredita que ela trará muitas ideias novas.
O nome do brechó homenageia o seriado dos anos 60, O Túnel do Tempo. As salas estão repletas de pôsteres, com vários sofás, mesas e objetos que estão à venda. Além de roupas, a Túnel do Tempo vende acessórios, discos de vinil, vasos de plantas medicinais, entre outras coisas. Segundo Violeta, a loja a peça de roupa mais cara custa R$ 100,00. O objetivo é vender roupa à preços acessíveis e com qualidade e design, sempre reciclando as roupas usadas.
Serviço
Rua Major Maragliano 387, Vila Mariana, São Paulo.
(11) 5082-1566