As habilidades mais valorizadas pelo mercado de trabalho e os erros mais comuns
Independentemente da fase em que está na carreira, do cargo ou área de atuação, todo profissional precisa desenvolver sua capacidade de negociar, de trabalhar em equipe, de se planejar e de se adaptar a um ambiente de negócios que muda a todo instante.
Apesar de esses temas estarem tão presentes em nosso dia a dia, muita gente ainda escorrega. E para te ajudar a evitar esses deslizes, reunimos aqui os erros mais frequentes quando o assunto é:
Negociação: assumir que todos os envolvidos percebem a situação da mesma forma que você e compartilham dos seus objetivos; não ouvir/não se interessar pelo ponto de vista do outro; não se preparar (procure estudar a outra parte, coloque-se no lugar dela); querer tirar vantagem a qualquer preço; expor/constranger a outra parte e não ter uma alternativa em mente (ser mais flexível irá aumentar as suas chances de concluir a negociação mais rápido).
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Trabalho em equipe: achar que é “o craque” e deixar de considerar a contribuição dos demais; querer o mérito de todas as atividades e projetos para si; não participar de conversas/decisões importantes para o time; sentir-se atacado quando uma sugestão sua não é aceita; não cumprir os combinados e não aceitar que uma ideia sua (menos elaborada) seja desenvolvida/melhorada por outros membros da equipe.
Planejamento: não cumprir prazos já estabelecidos; chegar atrasado em reuniões/compromissos de trabalho; contar apenas com a memória (registrar as suas tarefas em uma agenda, aplicativo ou planilha irá garantir que você não perca prazos importantes); distrair-se demais com conversas paralelas durante o expediente (aqui entram também as mensagens no celular e alertas de redes sociais); não distinguir – no dia a dia – o que é urgente do que é importante e subestimar o tempo necessário para executar uma atividade ou projeto.
Adaptabilidade: achar que em time que está ganhando não se mexe, adotar uma postura pessimista diante de novas ideias ou produtos; mostrar-se resistente à mudanças; acreditar que já possui todo o conhecimento possível sobre determinado tema e que não precisa aprender mais nada sobre aquilo e fazer somente o que é de sua responsabilidade (não se envolver em projetos novos, recusar ajuda a um colega etc.).