Avante: empresa dá crédito e educação financeira para quem mora em favelas
Bernardo Bonjean foi do mercado financeiro e atualmente é o empreendedor por trás do conceito da Avante — uma empresa especializada em microcrédito e educação financeira para moradores de favelas.
Juntas, essas comunidades formariam o quinto maior Estado do Brasil, com 11,7 milhões de pessoas e renda anual superior a 60 bilhões de reais. Apesar dos números expressivos, as favelas e seus moradores ainda são um mercado pouco desenvolvido.
Diante do potencial inexplorado, a Avante decidiu levar microcrédito e outros serviços financeiros exclusivamente às favelas brasileiras. Com isso, Bernardo Bonjean, 37, fundador e CEO da empresa, quer também incentivar o empreendedorismo na base da pirâmide social.
- Governo Lula lança programa de crédito e negociação de dívida para MEI
- Governo Lula lança programa de crédito especial para MEI e ME
- MEI: Lula lança Programa Acredita para estimular crédito e negociar dívidas
- Lula dá dica de educação financeira para brasileiros
A Avante nasceu em 2012 como uma plataforma de serviços financeiros 100% online. “Atuar nas favelas era uma ideia que tínhamos desde o início, mas não sabíamos como”, diz Bernardo. Com o tempo, ele percebeu que precisava estar mais perto de seu público-alvo.
É aquela hora em que você pensa ter uma boa ideia mas, ao colocá-la na rua, percebe que falta algo. No caso da Avante, a solução estava em ir para a rua de verdade. Sair da bolha digital. Com essa aposta, eles acabam de inaugurar a primeira loja física, em Paraisópolis, uma das maiores favelas de São Paulo.
Saiba mais detalhes dessa história no Projeto Draft, site que fala sobre os empreendedores criativos do Brasil que estão gerando negócios inovadores e inspiradores.