Boom das hamburguerias e comida de rua mudam os rumos do fast food
Está chovendo hambúrguer. A enxurrada é tamanha que só em São Paulo o segmento registrou alta de mais de 500% na última década, de acordo com levantamento da Consultoria Instituto Gastronomia divulgado em 2014. Para chegar nesse dado a pesquisa excluiu padarias e redes que ultrapassassem cinco unidades.
O crescimento do número de hamburguerias, além disso, também pode ser comparado ao resultado das ruas. O efervescente mercado de food trucks tem criado tendências que levam as pessoas a apreciarem, sobretudo, lanches com toques mais refinados e hambúrgueres artesanais.
Tal dinâmica reflete diretamente no andar da carruagem das redes de fast food tradicionais. A Arcos Dorados, maior operadora de restaurantes da América Latina e maior franquia do McDonald’s do mundo, informou que faturou no Brasil US$ 311,8 milhões no terceiro trimestre de 2015. Porém, o resultado é 32,3% inferior ao mesmo período do ano passado, quando o faturamento foi de US$ 460,9 milhões. A partir dessa reviravolta no gosto do consumidor, é preciso criar novas estratégias.
Foi exatamente o que fizeram. Você já teve ter visto nas lojas do McDonald’s a propaganda do Club House, o primeiro hambúrguer da nova linha Signature. Com uma pegada diferentona, ele leva pão tipo brioche, dois burgers, bacon grosso, cheddar suave, alface crespa, tomate, cebola caramelizada e o mesmo molho especial do Big Mac, pela primeira vez em outro lanche.
Roberto Gnypek, vice-presidente de marketing do McDonald’s Brasil, conversou com o Catraca Livre e explicou essa upgrade no cardápio da rede.
“A gente faz muitas pesquisas com os consumidores e ficou claro para nós uma tendência em que as pessoas cada vez mais gostam de comida de rua, daquele toque artesanal no lanche e de ingredientes exclusivos. Repaginamos esse conceito e trouxemos para o McDonald’s”, disse ele.
O hambúrguer Club House quebrou paradigmas. Um deles é que ele é servido aberto, para você já comer com os olhos. Todos os outros lanches do McDonald’s vêm em caixinhas fechadas. Reparou?
“A gente bebe dessa fonte de entender bem o que o consumidor quer e responde o mercado e as ruas trazendo tudo isso para dentro da empresa. O maior desafio é lançar no timing correto”, continuou Gnypek. “A gente sempre vai mudar, desde que seja relevante para o consumidor”, completou o vice-presidente.
Opções vegetarianas
Outra tendência que vem gerando discussões entre os consumidores e ganhando espaço no mercado são as opções de pratos vegetarianos. De um modo geral, são ainda poucos os restaurantes que atendem essa fatia. O Burger King lançou em 2015 o primeiro hambúrguer vegetariano de seu cardápio, sendo a pioneira entre as grandes redes.
O Veggie Burger traz um empanado à base de batata, shimeji, shitake e recheio de queijo derretido. O sanduíche é feito com pão integral, queijo, alface, tomate, cebola e maionese. O BK também trabalhou com pesquisas de mercado, que contribuíram para os esforços em agradar mais paladares.
Será que o McDonald’s também lançaria um produto vegetariano?
“A gente não trabalha para nichos. Já tivemos no passado, em 2007 ou 2008, um sanduíche comemorativo que tinha ao invés de carne um tempurá de legumes. Não falávamos que esse era um lanche vegetariano. Eventualmente a gente pode até ter um sanduíche sem proteína animal”, respondeu Roberto Gnypek.