Brincadeira de carnaval vira fonte de renda para publicitário

No próximo Carnaval, tome cuidado com a fantasia que escolher: a brincadeira pode ir além da 4ª feira de cinzas. Foi o que aconteceu com o criador da página Cartiê Bressão, o publicitário Pedro Garcia, de 32 anos. Depois de se fantasiar de Jorge Thadeu (fotógrafo vivido por Fábio Júnior na novela Pedra sobre Pedra, de 1992), o carioca começou a fotografar cenas urbanas curiosas no Rio de Janeiro, e hoje vende suas imagens por até R$ 265 reais.

“retourne à la mer, offerande!”, Prainha — 2012

Pedro Garcia diz que tudo começou sem pretensões. “Levei uma câmera de filme por causa da fantasia, e, no clima de carnaval, encarnei o personagem e perdi o pudor de abordar pessoas desconhecidas pra tirar foto”. Ele colocou as imagens num tumblr, já como Cartiê Bressão. O personagem nasceu da semelhança de uma foto sua com a imagem icônica de Henry Cartier-Bresson de um homem saltando uma poça. “Aquilo ficou na minha cabeça”, conta. Junto do nome veio o português afrancesado nas legendas das imagens, que começaram a fazer sucesso.

Após ver o interesse nas fotos, ele viu a brincadeira virar fonte de renda. “Não tinha a menor idéia que ia ter essa repercussão. As pessoas começaram a pedir pra comprar, por isso eu acabei fazendo [as ampliações]”, conta. Até agora, vendeu 49 impressões, todas compradas pelo site.

Além de ser o criador de Cartiê Bressão, Pedro Garcia é um dos sócio-fundadores do Queremos!, plataforma que viabiliza a realização de shows de artistas nacionais e internacionais em cidades do país, conectando o interesse dos fãs aos artistas. Segundo Garcia, as duas atividades não entram em conflito “tiro as fotos quando estou andando pela cidade, em dias normais, indo para o trabalho, almoçar, saindo à noite ou passeando fim de semana.