Carta de apresentação: 7 modelos prontos para copiar e baixar

A carta de apresentação é uma exigência cada vez mais frequente para quem procura uma vaga de emprego

Por: Na Prática | Comunicar erro
Tags: #trabalho
Crédito: iStockPense na carta de apresentação como o começo de uma entrevista de emprego

À procura de emprego? Além de um bom currículo, é cada vez mais exigido pelo mercado uma carta de apresentação. Com cerca de 150 a 500 palavras é um texto em que você basicamente se apresenta, conta sobre o que é capaz de fazer e  qual é sua motivação para buscar aquela vaga. Porém você não vai simplesmente replicar as mesmas coisas que estão no seu currículo. É importante pensar na carta como o começo de uma entrevista de emprego. Pense nas seguintes reflexões:

  • Por que você quer essa oportunidade ou trabalhar nessa área?
  • O que pode oferecer à organização e como suas conquistas passadas e habilidades vão te ajudar a fazer isso?

Dicas para fazer uma carta de apresentação

Sua personalidade e trajetória de vida são muito bem-vindas na sua carta de apresentação. Nela é ideal que você desenvolva o que ficou de fora do seu currículo. Só não esqueça de adequá-la para vaga na qual você está se candidatando. Afinal cartas muito genéricas não são bem vistas. Confira algumas dicas:

Como fazer uma carta de apresentação excelente

O conteúdo é muito importante, mas a estrutura é um item na qual você precisa ficar atento. Estruturalmente, essa carta é dividida em três partes: introdução, contextualização e motivação. Entenda cada uma a seguir.

Parte 1: Introdução

Apresente-se respondendo às seguintes perguntas:

  • Quem é você?
  • O que estudou?
  • O que faz e que experiências já teve?
  • Por que está buscando essa vaga?

Parte 2: Contextualização

Contextualize seu leitor e explique: por que você é adequado para a vaga? Não importa o nível hierárquico em questão, a estrutura não muda. Através de exemplos da sua trajetória profissional mostre que você pode fazer o que é exigido. Seja conciso, mas venda seu peixe e não tenha vergonha de falar sobre suas conquistas passadas e aquilo que você fez bem. Não esqueça de destacar suas habilidades sempre focando no que a vaga de fato exige.

Parte 3: Motivação

A recomendação dos especialistas é terminar a carta explicando de forma sucinta porque você ficou entusiasmado com a vaga. Use as seguintes perguntas para se nortear:

  • A oportunidade vai lhe ajudar a atingir seus objetivos profissionais, por exemplo? Como?
  • A vaga trata de temas que lhe interessam? Como?
  • Por que acha que tem fit cultural com os valores da empresa?
  • Por que você merece uma entrevista naquela organização?
  • Como pode ajudar aquela organização a crescer e que valor pode agregar?

Para facilitar sua vida, o Na Prática oferece 7 modelos de carta de apresentação, prontinhos, para você só baixar e preencher, conforme seu momento profissional. Dentre as opções, você vai encontrar cartas para aplicar para uma vaga definida, ou área, para início de carreira, mudança de área, entre outras.

Clique aqui e confira no artigo do Na Prática, portal de carreira da Fundação Estudar, os modelos de carta de apresentação para você baixar e preencher.   

Cadastre-se aqui e fique por dentro das melhores dicas do Catraca Livre

Compartilhe: