Casal de argentino e brasileira criou marca de calçados confortáveis e estampados

22/10/2014 15:40 / Atualizado em 18/07/2016 15:51

Rogrigo e Gabriela investiram em um produto que acreditavam ter potencial no mercado brasileiro
Rogrigo e Gabriela investiram em um produto que acreditavam ter potencial no mercado brasileiro - DavidReis

Rodrigo Casas tem 32 anos, é argentino e mora no Brasil há cinco anos. Ele e sua namorada, Gabriela Lemos Giovannini, gaúcha de 25 anos, criaram a Perky Shoes. A marca foi idelizada há menos de três anos e tem como conceito apresentar um calçado diferente, inovador e alegre: a alpargata.

Os dois se conheceram por meio de um amigo em comum, quando Gabriela foi com as amigas passar férias em Buenos Aires.

“Eu não estava muito satisfeito com meu emprego”, conta Casas, que era jornalista na Argentina. Ele largou tudo e veio para o Brasil com o objetivo de trazer alguma marca Argentina, pela afinidade com o sul do Brasil e também pela valorização do real em relação ao peso.

Para Rodrigo Casas, a alpargata é um calçado que é a cara do Brasil, mas ninguém usava. “É um produto típico na Argentina, no Uruguai e talvez aqui no Rio Grande do Sul”, completa o empreendedor.

Assim, melhorando a qualidade das alpargatas e as adaptando a realidade brasileira, o casal de namorados acreditou no produto e criou a Perky Shoes.

Hoje, Casas é sócio-diretor da empresa e Gabriela é diretora de criação. “Ela é quem cria os modelos, as estampas”, diz o empreendedor.

Perky

Perky é um sinônimo de alegre, vivo e também desenvoltura. De acordo com Casas, foi difícil registrar o nome da empresa, pois os calçados estão na mesma categoria que as roupas e já existem nomes registrados. Mas esse era o nome perfeito para o conceito da marca.

Para criar a empresa, os dois não se inspiraram em nenhum negócio, mas estavam focados em trabalhar com exportação e com franquias. Hoje, a Perky Shoes exporta seus produtos para a Itália, Noruega, Portugal, Austrália, Arábia Saudita e Japão.

Sustentabilidade

“Hoje para criar uma marca ela precisa estar relacionada a sustentabilidade e ao meio ambiente”, conta Casas. Quando os dois empreendedores começaram a buscar os tecidos para a primeira coleção de alpargatas, essa já era uma preocupação.

Desde a primeira coleção, a marca conta com a linha Eco Perky, de alpargatas ecológicas, que utiliza tecidos compostos por PET e algodão.

Como investimento inicial, o casal teve que desembolsar entorno de R$ 200 mil. “Depois de quase três anos estamos tendo um bom retorno”, relata Casas. Segundo ele, todo o retorno é reinvestido na empresa, no começo eram três pessoas, agora, são dez. Além disso, o escritório da Perky Shoes está se mudando para um lugar maior e eles pretendem comprar um carro exclusivo da empresa.

Também é um dos projetos da empresa criar uma loja física. Hoje, os produtos da Perky Shoes são vendidos em lojas multimarcas. As alpargatas representam 60% das vendas da empresa, com preço variando entre R$ 99,90 e R$ 129,90. Os outros 40% de venda são botinhas, feitas de couro com tecidos mais elaborados, e tênis.