CEO do LinkedIn define as características do currículo perfeito
Paixão pelo trabalho, brilho nos olhos e perseverança são alguns dos requisitos apontados pelo executivo
“Competências, não diplomas”, assim Jeff Weiner, CEO do LinkedIn, definiu os requisitos imprescindíveis de um funcionário ideal para uma empresa. A afirmação foi dada recentemente durante palestra em que ele explicou a mudança do modelo de recrutamento.
Em poucas palavras, muito do que você aprendeu na faculdade pode tornar-se obsoleto ou de pouca validade para o trabalho do dia a dia.
Ele ainda comentou sobre o preconceito de empresas que, em detrimento de universidades populares, ainda restringem o processo seletivo a um número limitado de instituições.
Estudo recente mostra que apenas 5% dos funcionários da área de tecnologia de empresas do Vale do Silício têm no currículo um background não tradicional. “Há qualidades que tendem a ser completamente negligenciadas quando pessoas analisam currículos ou perfis no LinkedIn. Mas, cada vez mais, nós percebemos que são justamente essas competências que fazem a maior diferença na nossa organização”.
Aprendizados extraclasse
Entre os diferenciais apontados por Weiner, destacam-se pontos como a paixão pelo trabalho, o brilho nos olhos, perseverança, lealdade e mentalidade de crescimento. “Não se trata de [priorizar] competências em detrimento dos diplomas. Trata-se de expandir nossa perspectiva para além deles”, ressalta o CEO. “Sim, diplomas de escolas específicas podem nos levar a talentos incríveis. Mas não é algo obrigatório para encontrá-los”, explicou.
Desde que os novos métodos de seleção foram adotados pelo LinkedIn, os primeiros resultados já foram notados. A exemplo de um aprendiz da empresa que, após ter vivido em situação de rua, desenvolveu um aplicativo para quem sem tetos encontrem abrigos. “Há muito talento para se encontrar se as pessoas estiverem abertas a encontrá-los em lugares diferentes”, garante o executivo.