Como se comunicar melhor com as pessoas
“Erik Satie nunca teve o hábito de abrir as cartas que recebia, mas sempre respondia todas.
Observava o nome do remetente e o endereço e escrevia uma resposta.
Depois que ele morreu, seus amigos encontraram todas aquelas cartas intactas e alguns ficaram bem chateados, mas não havia por quê.
As cartas foram publicadas, junto com as respostas de Satie, e o efeito foi fascinante.
Ricardo Piglia escreveu: É uma correspondência impressionante, onde cada um está falando de uma coisa diferente, o que é, sem dúvida, a essência do diálogo.”
Quando li essa passagem de Enrique Vila-Matas, tive a sensação de que alguém finalmente traduziu a angústia que sentia durante várias das conversas que tenho na vida.
Se você também sente isso, bem-vindo(a) ao clube. Para nossa alegria, Mikael Krogerus e Roman Tshäppeler propõem três instruções para você se comunicar melhor (ou de verdade) — especialmente no trabalho.
1. Como ter melhores conversas com seus colegas
Todo mundo que você conhece sabe algo que você não sabe.
Logo, por que não alimentar uma conversa demonstrando interesse pelos assuntos que a outra pessoa ama?
Falar de si não é um problema. Mas se você espera ser visto com novos olhos, não é um caminho muito promissor.
As pessoas podem esquecer o que conversaram com você, mas não como se sentiram na sua presença.
No fim, o âmago dessa instrução é: Ouça mais do que fala.
2. Como ajudar as pessoas a confiar em você
Peça um conselho.
Pense em você: quando te pedem uma opinião, como você se sente? Provavelmente bem.
As pessoas gostam de dar conselhos, porque se sentem importantes, capazes de ajuda. Gostamos de pensar bem de nós mesmos.
Além disso, ao pedir um conselho, você fortalece a intimidade com a pessoa — e bem, a intimidade afasta a rejeição.