3 motivos para você começar a vender no Instagram
Por Vitrine360
Se no passado as redes sociais já foram consideradas secundárias ou até mesmo supérfluas nas estratégias de marketing das empresa, hoje o cenário mudou. Elas ganham cada vez mais importância no dia a dia das pessoas e hoje, pensar em divulgar um negócio sem vender no Instagram, por exemplo, pode ser um erro fatal.
Indo além, é cada vez mais comum ver negócios que começam dependendo exclusivamente das redes sociais, sem site, sem loja física, sem nada. Isto vem ocorrendo porque, em muitos casos, funciona. A lógica é a seguinte: já que as pessoas estão o tempo inteiro nas redes sociais, é melhor mostrar as informações do seu negócio por lá mesmo.
Dentre todas as redes sociais, porém, existe uma que vem se destacando muito quando o assunto é divulgação de negócios: o Instagram. O Brasil é hoje o segundo país no mundo em número de usuários de Instagram, com cerca de 50 milhões de perfis ativos. Ainda, a cada mês, são 500 mil novas contas sendo criadas.
- AVC: saiba como prevenir e identificar os sinais de alerta
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
Este sucesso do Instagram ocorre, principalmente, por 3 motivos:
- Declínio no alcance e no engajamento do Facebook
Se você tem uma fan page no Facebook, deve ter notado que já faz algum tempo que o alcance das postagens não é mais o mesmo. É algo notório por todos e, aqui mesmo no Catraca Livre, já falamos sobre isso, como neste post. Postagens que no passado chegavam a atingir quase todos os seguidores da sua página, hoje em dia chegam a alcançar menos de 3% deles. E não é por acaso.
O Facebook vem restringindo o alcance cada vez mais e, consequentemente, vai diminuindo o interesse de empresas de divulgar seus negócios por lá. Enquanto o crescimento orgânico vai ficando cada vez mais complicado, resta às marcas investirem em anúncios, o que não é possível para muitos.
O resultado é que, atualmente, é muito complicado para uma empresa depender apenas do Facebook para conseguir visibilidade e clientes. Por isso muitas decidiram migrar e focar suas atenções em outras redes sociais. E é no Instagram que elas vêm encontrando um cenário mais favorável, especialmente pelos dois motivos abaixo.
- Possibilidade de crescimento orgânico no Instagram
Se no Facebook o crescimento orgânico ficou muito difícil, no Instagram, acontece exatamente o oposto. Por lá, existem possibilidades mais concretas de crescimento de base de seguidores sem necessidade de investir dinheiro em anúncios.
Algumas dessas estratégias são bem conhecidas. A utilização das hashtags, por exemplo, ou então a interação com usuários que possam ter interesse no seu perfil, sempre se mostram bastante eficientes.
Claro que, para aplicar essas táticas, é preciso ter uma boa noção do que se está fazendo. Mas as marcas que entendem isso, e fazem um trabalho planejado e consistente na plataforma, têm obtido resultados bem significativos.
Existem marcas, inclusive, que relatam ter vendas constantes mesmo com pouco mais de cem seguidores no perfil. Ou seja, é possível ter resultados por lá mesmo no início de uma estratégia.
- Criação constante de novas ferramentas para melhorar a interação com os usuários
O Instagram percebe o crescimento acentuado que vem acontecendo nos últimos meses e não quer deixar o ritmo cair. Por isso a empresa atualiza constantemente a plataforma, com novas ferramentas para aumentar a interação dos seguidores surgindo todos os meses.
Nesta leva de novidades, vieram os Stories, Stories Destaques, os Gifs, as transmissões ao vivo, transmissões compartilhadas, entre outras.
Mais recentemente, a empresa anunciou o lançamento do Instagram Shopping. Este novo recurso permite que empresas marquem seus produtos nas postagens e direcionem o seguidor para fechar a venda em outra plataforma.
São tantas novidades surgindo e tanta coisas ainda por vir, que as expectativas para o futuro são bastante ambiciosas. Uma delas é que todo o processo de compra comece e termine no Instagram, sem necessidade de direcionar o usuário para um e-commerce, por exemplo.
Se isso irá acontecer, só o tempo dirá. Mas é fato que, você que precisa divulgar seus produtos ou serviços já deve ter entendido que, atualmente, é preciso vender pelo Instagram.
A questão é: como vender por lá? Foi pensando exatamente nisso que o Catraca Livre, em parceria com o Vitrine360, criou o curso “Revoluciona Instagram”.
Você pode conferir todos os detalhes do curso através deste link.
- Leia também: