Como você está gerenciando sua marca pessoal nas redes sociais?
No mundo cada vez mais digital, uma marca pessoal sólida não é opcional, mas o esperado
Responda rápido: quem é você nas redes sociais? Se fosse fazer uma apresentação de 30 segundos, como descreveria a sua marca pessoal?
E se vai responder que é determinada, criativa, inovadora e que adora desafios, desculpe-me pela franqueza, mas você é mais uma no oceano. São qualidades fundamentais, evidentemente.
Contudo, não funcionam para criar o seu diferencial ou te posicionar como referência ou autoridade nas redes sociais.
- BlaBlaCar comemora 9 anos no Brasil com mais de 2 mil e 500 passagens de ônibus por menos de R$ 1
- Shopping Pátio Paulista e Nespresso transformam mais de 50 mil cápsulas em decoração natalina
- 7 soft skills que são essenciais para você ter no currículo se quiser um trampo melhor
- As melhores casas de apostas do Brasil
Aliás, entendo perfeitamente que muitas de nós temos dificuldade em gerenciar a marca pessoal (personal branding) por entender isso como autopromoção.
Infelizmente, autopromoção é visto sob perspectiva negativa, como se fosse algo errado ou arrogante. Somos ensinadas a ser modestas em relação a nossas conquistas e aprendemos, ao longo da vida, a ser muito críticas com os nossos fracassos.
Como entramos no piloto automático e não desafiamos esse padrão de pensamento, ficamos no aguardo de que os outros reconheçam nossas habilidades.
Mas, pense comigo, se todas nós temos habilidades como seremos diferenciadas uma das outras? E é justamente aqui que precisamos alinhar nossos valores, propósito, no que acreditamos e como queremos ser reconhecidas para fortalecer a nossa marca pessoal.
E no mundo cada vez mais digital, uma marca pessoal sólida não é opcional, mas o esperado.
Então, após ler o artigo até aqui, você saberia como responder a primeira pergunta: quem é você nas redes sociais? E acrescento: como você está gerenciando sua marca pessoal nas redes sociais?
Antes de mostrar algumas dicas interessantes para posicionar e gerenciar sua marca pessoal nas redes sociais, é preciso destacar que a questão de personal branding é importante não apenas para empreendedoras, mas também para quem trabalha ainda no corporativo.
Lembre-se sempre: marca pessoal é sobre dar às pessoas as palavras com as quais devem falar de você.
Se deseja, por exemplo, ser reconhecida como uma nutricionista que trabalha exclusivamente com dietas veganas mostre à sua persona como você faz isso bem. Se quer mostrar que sua missão é propor soluções inovadoras e disruptivas, deixe isso bem claro.
O primeiro passo para posicionar sua marca pessoal nas redes sociais é ressignificar o sentimento que você tem em relação a autopromoção. É preciso deixar esse calvário onde o sucesso não é bem visto.
Continue lendo aqui: Como você está gerenciando sua marca pessoal nas redes sociais?
Texto escrito por Cely Fraga e publicado no Superela.