Companhia traz Vale do Silício para dentro da Vila Leopoldina

A Warehouse Investimentos é um galpão que abriga startups com alto potencial de crescimento

11/09/2012 17:04 / Atualizado em 12/03/2013 10:59

O investimento em startups tem se tornado cada vez mais frequente no Brasil. Seguindo o modelo de desenvolvimento do Vale do Silício, local onde prosperaram americanas como Google, Facebook e Apple, os “venture capitalists” (empreendedores que apostam em empresas iniciantes) aplicam o dinheiro de fundos de investidores em startups com alto potencial de crescimento.

No galpão, as salas de vidro favorecem a interação entre as pessoas
No galpão, as salas de vidro favorecem a interação entre as pessoas

Quando um grupo de empresários brasileiros decidiu trazer esse modelo para cá surgiu a ideia da Warehouse Investimentos. O local escolhido foi um galpão na Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo. Lá seria possível atingir o principal objetivo de seus idealizadores: aproximar investidores e empresas em um local onde todos pudessem usufruir de uma estrutura produtiva.

Na época da instalação no galpão, no final de 2010, a Warehouse contava com três empresas em fase de avaliação. Hoje já são cinco recebendo investimentos. A meta é que mais quatro ou cinco negócios sejam aprovados até o fim do ano.

O modelo de desenvolvimento segue o “padrão” californiano: a companhia capta recursos junto a investidores privados e compra participações minoritárias das empresas que receberão suporte de back-office (auxílio jurídico, de contabilidade, recursos humanos e controladoria).

O venture capital é o modelo de investimento utilizado no Vale do Silício e na Vila Leopoldina
O venture capital é o modelo de investimento utilizado no Vale do Silício e na Vila Leopoldina

Os negócios são escolhidos de acordo com alguns critérios. Devem atuar nas áreas de tecnologia (comércio eletrônico, games, aplicativos) ou Green tech (voltados para sustentabilidade e biocombustíveis) e ter um faturamento anual inferior a R$25 mi.

Apesar disso, as exceções são bem vindas. Há casos de empresas que tinham bons planos de negócios, mas estavam em estágios muito incipientes de desenvolvimento. Elas foram acompanhadas por um período e acabaram sendo escolhidas pois eram inovadoras.

Na página da Warehouse Investimentos é possível encontrar mais informações sobre o funcionamento, os critérios de escolha e enviar um plano de negócios para a avaliação da companhia. Além disso, é possível visitar o galpão para descobrir como funcionam as coisas por lá, basta ligar antes para avisar.