Concurso preenche vagas para formar oficiais de Saúde do Exército
Das 147 oportunidades oferecidas, 20% são destinadas a candidatos declarados negros; inscrições vão até 16 de agosto
Entre 15 de julho e 16 de agosto, estão abertas as inscrições para o concurso de admissão nos cursos de formação de oficiais do Serviço de Saúde do Exército (CFO/S Sau). A oportunidade é para homens e mulheres de até 36 anos, completados até 31 de dezembro de 2020.
Das 147 vagas oferecidas, 20% são destinadas a candidatos declarados negros (pretos e pardos).
Para concorrer, é necessário ser formado nas áreas de farmácia (2 vagas), medicina (140 vagas, sendo 20 pelo sistema de cotas) e odontologia (5 vagas).
- Descubra o poder da romã para a saúde do coração
- Faculdade Santa Casa de SP oferece 417 bolsas para quatro cursos
- França oferece bolsas de estudo para brasileiros; saiba como concorrer
- Fui mal no Enem, e agora? 5 dicas para começar a se preparar para 2025
Também é preciso ser brasileiro nato, possuir cédula de identidade civil ou militar e CPF. Homens têm de ter altura mínima de 1,60 m, e mulheres, de 1,55 m.
Processo seletivo
A data prevista para a primeira fase do processo de seleção é 20 de outubro. Nesse dia, haverá um exame intelectual eliminatório e classificatório.
Os candidatos aprovados nessa etapa passarão então por inspeção de saúde, exame de aptidão física e avaliação psicológica. Essas fases, eliminatórias, deverão acontecer em janeiro de 2020.
Matrícula e início do ano letivo estão previstos para 16 de março. Na ocasião, as mulheres selecionadas não poderão estar grávidas ou com filhos nascidos menos de seis meses antes dessa data.
IBGE ABRE 400 VAGAS PARA ANALISTA CENSITÁRIO COM CURSO SUPERIOR
Além disso, é vetado aos concorrentes ter tatuagens com alusão “à ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas, à violência, à criminalidade, à ideia ou ao ato libidinoso, à discriminação ou ao preconceito de raça, credo, sexo ou origem ou, ainda, à ideia ou ao ato ofensivo às Forças Armadas”.
Na matrícula, serão ainda verificadas eventuais restrições dos candidatos aprovados em seus respectivos Conselhos Regionais – órgãos controladores do exercício profissional.
A duração do curso de formação de oficiais do Serviço de Saúde do Exército será de 37 semanas. As aulas serão ministradas na Escola de Saúde do Exército (EsSEx), no Rio de Janeiro. E vão abranger formação comum, formação específica e pós-graduação.
Os participantes vão ocupar o posto de primeiro-tenente aluno do CFO/S Sau. Uma vez formados, poderão ser designados para atuar em qualquer região do país.
Leia também: Concurso da prefeitura de Campinas tem vagas de até R$ 9.215