Conheça a história de Emerson Viegas e Jaqueline Barbosa, criadores do Hypeness e Casal Sem Vergonha

Por: Redação

Quantas horas você perde do seu dia no trânsito? Você está feliz com o seu emprego? O que você faria se não tivesse que se preocupar com dinheiro? Foram essas as perguntas que fizeram o casal Jaqueline Barbosa, bacharel em letras, 24, e Emerson Viegas, publicitário, 30, buscar novas respostas para suas vidas. Cansados de um estilo de vida pré-moldado, eles resolveram inovar e buscar alternativas. Mas na verdade eles querem mais: inspirar outras pessoas a realizar seus sonhos também.

“Antes de nos conhecermos, já estávamos frustrados com nossos respectivos empregos”, comenta Emerson Viegas. E não foi só a insatisfação com trabalho que uniu os dois. “Nós gostávamos de conversar sobre coisas inovadoras, mesmo quando o assunto era relacionamento. Nós questionávamos todas essas regras de namoro e casamento”, comentou.

Divulgação
Jaqueline Barbosa e Emerson Viegas na redação do Catraca Livre

Jaqueline Barbosa

O casal já tinha uma visão empreendedora e buscava alternativas para criar o próprio negócio. Com o início do relacionamento, alguns planos começaram a se concretizar: os dois criaram a série de vídeos Casal Sem Vergonha, sucesso no Youtube, que falava abertamente e de maneira descontraída sobre sexo e namoro.

O projeto inicial era escrever um livro, mas a internet foi o veículo mais fácil para colocar as ideias em prática. O casal havia descoberto a ferramenta que precisava para romper com a frustração de uma vida normal.

Inspiração e criação

Como publicitário, Emerson Viegas sentia falta de um site não segmentado no Brasil. “Só tinhamos sites de arte, design, publicidade arquitetura”, lembra. “Sentia a necessidade de uma página para inspirar as pessoas e me inspirar. Se eu buscar inspiração em sites de publicidade só vou reproduzir o que já é feito. É preciso ver todas as áreas para inspirar-se”, reflete Viegas.

Então, resolveram criar o blog Hypeness, que apresenta conteúdo inovador do mundo inteiro e conta com 12 colaboradores.

Vale lembrar: para os dois, a inspiração não é mera necessidade profissional, mas um verdadeiro estilo de vida. Ambos carregam um certo entusiasmo no olhar e uma inquietação, uma busca por novidades e revoluções. E mais do que isso, certa preocupação com o bem-estar alheio, de uma maneira positiva, é claro: não é apenas inspirar-se, mas inspirar os outros também.

“As pessoas não precisam ser iguais a gente, mas podem ser felizes”, comentou Jaqueline Barbosa. E aos poucos, histórias de pessoas buscando um estilo de vida diferente, com os mesmos questionamentos do casal, começaram a surgir. Para Barbosa isso é importante: “Percebemos a corrente do bem que espalhamos”. Emerson Viegas também acredita que esse tipo de resposta é compensador: “A gente sente que isso volta, em parcerias, em honra, nós não tivemos investimento no começo, foi tudo por iniciativa própria.”

Planejamento, Ilhabela e Wireless

Emerson conta que, no começo, foi necessário um plano de negócios. “Depois, é só deixar o autoral te levar”, comentou. “Nós criamos a empresa pensando em viajar o mundo e queremos motivar as pessoas que trabalham com a gente a fazer o mesmo”, comentou. Os dois acreditam que a “geração wireless” pode mudar a relações de trabalho.

Divulgação
Hypeness e Catraca Livre agora têm uma parceria de conteúdo

E eles são a prova viva disso. Emerson e Jaqueline moram e trabalham em um sítio na Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. “Nossa audiência subiu 30% depois que mudamos para a praia. Não pegamos mais trânsito, estamos inspirados e passamos mais tempo juntos. Já íamos nas férias e resolvemos fazer um teste e deu certo”, comentou Emerson Viegas. Mas Jaqueline lembra que eles querem viajar e precisam movimentar-se. “Nosso plano é a inspiração, se está chato, mudamos”, comenta.

Os dois parecem convictos e felizes com as decisões que tomaram. “A vida é uma contagem regressiva e só você escolhe como vai gastar o seu tempo”, reflete Viegas. Mas é claro que existem pedras no meio do caminho. O casal, por exemplo, reconhece que depende muito da internet para trabalhar. “A internet é uma prisão que nos liberta, se não fosse a internet, estaríamos presos em outro lugar”, comenta Jaqueline. Emerson pensa parecido: “É uma prisão na qual eu tenho a chave. Estamos presos nas coisas que queremos”, comentou.

Mas o que fazer se, no final dessa matéria, nossas vidas continuarem entediantes e burocráticas por trabalhos que muitas vezes não nos satisfazem? Jaqueline Babosa parece ter a reposta: “Se você não se enquadra em nenhuma profissão, crie uma”.

Assista o vídeo produzido pelo projeto continuecurioso.

Compartilhe:

1
01:38
Cachorros no escritório melhoram o ambiente de trabalho
Ambiente de trabalho saudável, acolhedor, com redução de estresse e melhora de relacionamento entre a equipe são os benefícios que …
2
01:20
5 dicas para ser um freela bem sucedido
Existem vários pontos positivos em atuar como freelancer no mercado. Mas, para conseguir ser bem sucedido nessa carreira é preciso …
3
01:36
5 mudanças da reforma trabalhista
Confira o que mudou na relação entre trabalhador em empresa com a aprovação da reforma trabalhista. Gostou? Deixe um like e …