Conheça o passo a passo para registrar a sua marca

Empreendedor pode solicitar registro de duas formas diferentes

Um procedimento importante para o novo negócio em processo de consolidação é o registro de sua marca no Instituto Nacional da Propriedade Insdustrial (INPI), órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Esse registro garante ao proprietário o direito de exclusividade do uso da marca em seu ramo de atividade, em território nacional.

De acordo com o site da revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, existem duas maneiras de o empreendedor enviar o pedido de registro. A primeira, por meio de um formulário em papel, disponível para impressão no site do INPI. O documento deve ser entregue na sede do órgão, no Rio de Janeiro, ou em uma unidade estadual. O empreendedor pode, ainda, encaminhá-lo via Correios.

A outra forma de solicitar o registro é pela internet, por meio do sistema e-Marcas. O empreendedor pode fazer isso a qualquer hora do dia, pagando menos que a primeira opção.

No site da revista é possível conferir o passo a passo detalhado do processo, que inclui busca, cadastro, emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU), protocolo de pedido e tarifas.