Conheça plataformas de crowdfunding especializadas em nichos
As informações são da revista Pequenas & Empresas e Grandes Negócios
O financiamento coletivo é uma alternativa para que empreendedores consigam tirar do papel novas ideias. Uma das plataformas mais bem-sucedidas do gênero no Brasil é o Catars. Desde o seu lançamento, em 2011, já realizou 1.200 projetos com a ajuda de 76 mil pessoas, que contribuíram com mais de R$ 8 milhões.
Nos últimos anos, o conhecimento sobre a dinâmica e cultura do crowdfunding – já disseminado em outros países – tem feito com que a adesão a esse tipo de investimento cresça. Por consequência, as plataformas têm se diferenciado e atendido a nichos variados. Abaixo, você acompanha três novos sites de crowdfunding, todos com projetos em andamento.
Bicharia: Criado em 2012, esse crowdfunding é voltado para projetos que auxiliem animais carentes. Já concretizou mais de 20 projetos, com valores entre R$ 5 mil e R$ 6 mil. Um projeto para ajudar a instituição “Chicote Nunca Mais” chegou a arrecadar R$ 28 mil.
Cineasta: Lançado em 2012, a plataforma foca em iniciativas independentes na área de audiovisual. Tem 20 projetos em andamento, com valores que vão de R$ 5 mil a R$ 300 mil.
Impulso: Crowdfunding lançado em 2010 que privilegia microempreendedores que desejam abrir ou aperfeiçoar um negócio. Já concretizou 12 projetos, com valores entre R$ 4 mil e R$ 8 mi. É uma niciativa da Aliança Empreendedora, organização social de apoio ao empreendedorismo em comunidades de baixa renda.