O que é e como criar a persona do seu negócio no Instagram
Por Vitrine360
No Artigo passado, no qual falamos sobre nicho de mercado, você pôde ver a importância de ter um foco bem definido para uma estratégia bem-sucedida de vendas no Instagram. Porém, ao contrário do que muita gente pensa, definir o nicho de mercado não é suficiente. É preciso dar um passo além: criar a Persona do seu negócio no Instagram.
Para quem não sabe, Persona é uma pessoa fictícia que representa a maioria do seu público-alvo. A função dela é personificar todo este público-alvo numa figura só, e assim facilitar seu processo criativo, o que envolve desde a criação de seus produtos, até a criação da sua estratégia de comunicação.
É como se, a partir do momento que você tenha uma persona definida, ela passasse a conviver com você. Imagine então se, toda vez que você criasse um produto, você pudesse olhar para a sua persona e pensar se ela vai gostar dele. Toda vez que pensasse num post de Instagram que quer fazer, pudesse olhar sua persona e pensar se ela vai interagir com o post ou não.
Por mais maluco que este processo possa parecer, afinal, você vai estar vendo e interagindo com uma pessoa imaginária, aos poucos, você vai se acostumar com isso. Você vai conhecer tão bem a sua persona que, muitas vezes, vai saber mais de seu público-alvo do que eles mesmos.
Além, claro, de conseguir encontrar estas pessoas com muitas mais facilidade no Instagram. Será mais fácil saber quais perfis seu público-alvo costuma seguir, quais hashtags costuma utilizar e o que eles mais gostam de ver no Instagram.
Quando isto acontecer, você estará um passo a frente da grande maioria de perfis para ter um Instagram bem-sucedido.
As 10 Perguntas Para Se Criar a Persona Do Seu Negócio No Instagram
Criar Sua Persona é muito mais fácil do que se imagina. É mais um trabalho de imaginação e criatividade do que qualquer outra coisa. Então, minha dica é que você pegue um papel e caneta, ou mesmo o bloco de notas do seu celular, e responda às perguntas abaixo. Vamos lá:
- Qual o Sexo Dela?
Lembre-se, estamos falando da maioria do seu público-alvo. Definir o sexo da sua persona não significa de maneira nenhuma qualquer impedimento para pessoas de outros sexos comprarem seu produto. Apenas pense em qual sexo da maioria das pessoas que compra de você. Esta é apenas uma forma de você ser mais assertivo na sua comunicação, falando para a maior parte do seu público. Então, responda: qual é o sexo da sua persona?
2. Qual o Nome Dela?
Isto mesmo. Por mais que sua persona seja fictícia, é importante que ela tenha um nome. Por exemplo, a nome da persona do Vitrine360 é Tina. Então, todas as vezes que conversamos internamente na empresa, é comum surgir perguntas como: “Será que a Tina vai gostar disso?”. Assim, responda: qual o nome da sua persona?
3. Qual Idade da Sua Persona?
É importante definir uma faixa etária mais exata da sua persona. Pense assim: se sua persona tiver 18 anos, ela vai gostar de conteúdos completamente diferente de uma persona com 40, ou com 55 anos. Logo, quanto mais próxima for a faixa etária da sua persona, mais fácil vai ser criar materiais específicos para ela. Defina uma idade para ela que esteja dentro de uma faixa etária típica do seu público-alvo.
4. Aonde Ela Mora?
Sua Persona é mais cidade grande ou mais interior? É mais casa ou mais apartamento? É mais praia ou mais asfalto? Como é a casa dela? Como É o quarto Dela? Pense em tudo isso e descreva onde sua persona mora com bastante detalhes.
5. Ela Trabalha? Se sim, aonde? Se não, como ela utiliza seu tempo?
Procure entender quais são as atividades cotidianas desta pessoa no trabalho dela. Qual a ocupação? O que estudou? Fez faculdade? O trabalho dela é mais criativo ou mais corporativo? É empreendedor? Qual rotina de trabalho dele? Gosta do que faz? Se sente feliz ou se sente frustrada?
6. Qual Estado Cívil Da Sua Persona?
Ela é casada? Solteira? Disquitada? Tem Filhos? Quer Ter Filhos? Não quer ter filhos? Veja como todas essas variáveis mudam completamente as prioridades do seu público-alvo e acordo com o perfil que você escolher.
7. Quais Os Hobbies Dela?
O que ela gosta de fazer no tempo livre? Quais as paixões dela? Que Causas Ela Apóia? Que músicas ela gosta de assistir? Que filmes e séries ela gosta de ver? Que lugares ela frequenta no tempo livre?
8. Quais As Dores Dela?
Quais coisas deixam sua persona triste? O que ela gostaria de ver erradicada no mundo? Quais problemas ela tem atualmente?
9. Quais os desejos dela?
O que sua persona sonha para ela? O que ela sonha para o mundo? O que ela precisa para se considerar alguém feliz? O que faz ela sorrir?
10. (A mais importante) Como a sua marca ajuda a sua persona a ser mais feliz?
Você sabe dizer como a sua marca pode ajudar a vida da sua persona? Baseado em toda as respostas que deu até aqui, pense: como sua marca pode ser indispensável para a sua persona? Como sua marca pode mudar a vida dela? Fazê-la alguém mais feliz?
Estas são então as 10 perguntas mais importantes para você criar a persona do seu negócio no Instagram. Como falamos anteriormente, este é um exercício que envolve bastante criatividade. Recomendamos, inclusive, que você invista ao menos 30 minutos neste processo. Deixe sua imaginação fluir e, quanto mais detalhes você incluii ao criar a sua persona, melhor.
Caso você ainda não tenha clareza de quem é sua persona, minha recomendação é que você pesquise. Procure conversar com clientes que você já tenha, ou seguidores que você já tem, para conhecê-los melhor. Ou, caso ainda não tenha clientes, comece a vender seus produtos antes e depois veja qual perfil das pessoas que estão comprando.
O exercício de se criar a persona faz parte do processo de planejamento do seu perfil de negócios no Instagram. Ele é recomendado para pessoas que querem começar a vender no Instagram, ou que já estão vendendo, porém sem um resultado satisfatório.
Se você tem interesse em se aprofundar na sua estratégia do Instagram, o Vitrine360, em parceria com o Catraca Livre, criou o curso Revoluciona Instagram. Com ele, você aprende como transformar seu perfil do Instagram numa máquina de geração de leads para o seu negócio mesmo que esteja começando do zero.
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Fique de olho que na próxima semana voltamos com mais conteúdos do Vitrine360 sobre Instagram para negócios.