Cronograma de Postagens do Instagram: como criar o seu
Se você não sabe o que é um cronograma de postagens para o seu Instagram, vou começar lhe fazendo algumas perguntas:
– Você é daqueles que começa um projeto empolgado, colocando muita disposição no início mas, aos poucos, vai diminuindo o ritmo e perde o pique?
– Você é daqueles que costuma deixar as coisas para última hora, e, quando vê, tem que se virar para cumprir algum prazo?
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– Você tem dificuldade para se planejar, então tende a fazer sempre as mesmas coisas, numa eterna repetição, pois não tem tempo para fazer diferente?
Se você diz SIM para pelo menos duas destas 3 perguntas, é exatamente por isso que você precisa de um cronograma de postagens para o seu negócio no Instagram.
Ele é feito para que você consiga dar ritmo, organização e consistência para o seu Instagram, e assim faça com que ele suba um patamar em termos de profissionalismo se comparado à grande maioria de perfis.
Mas engana-se quem pensa que um cronograma é só para você se organizar. Não, ele também é feito, e talvez seja a principal razão, para o seu público, pois eles precisam se acostumar com a sua presença.
Se você posta no Instagram apenas de vez em quando, ou posta muito num dia e depois esquece dos outros, essa falta de ritmo atrapalha, faz com que as pessoas parem de prestar atenção em você.
Para entender melhor o que estou dizendo, basta pensar no exemplo da televisão. Apesar da Tv estar fora de moda, já que cada dia as pessoas assistem menos, tem algo de bom que você deve levar dela: a programação e os horários. Se você gosta de Masterchef, por exemplo, você sabe que toda terça, às 22h30, é só ligar a tv naquele canal que o programa vai estar começando.
Para o seu Instagram, o raciocínio deve ser exatamente o mesmo: as pessoas precisam se acostumar a “ligar” na sua conta e saber que você vai estar por lá com algo de novo. Isso porque o seu Instagram não é um catálogo de produtos. Ele é o seu canal de mídia.
É uma mídia de interação, então não adianta apenas colocar alguns posts de produto lá de vez em quando e torcer para que as vendas venham. Não virão.
Então, que tal mudar completamente a forma como você lida com seu Instagram, a começar por definir o seu cronograma?
É bem mais simples do que parece. Na verdade, são apenas 3 etapas.
Mas antes de falar delas, é importante que você estabeleça um local aonde vai colocar o seu cronograma. Pode ser num caderno, no Excel, num software como o Trello. Aonde for melhor para você. Só não diga que vai guardar na sua cabeça, pois isso não funciona. Você vai esquecer rapidamente.
Escolhido este local, vamos às três etapas para estabelecer o seu cronograma de postagens:
– Qual será o ritmo de postagens? Quantas postagens você fará por semana? Antes que você me pergunte qual o número ideal, saiba que essa resposta não existe. O mais importante é que você estabeleça um ritmo que consiga cumprir. E lembre-se também que você pode colocar no cronograma todos os formatos de postagens: psots normais, Stories, lives, tudo.
– Defina o tema de cada uma das postagens da semana e faça isso pensando na sua Persona (Se não sabe o que é persona, veja este artigo aqui). Por exemplo, às segundas, você pode fazer um post de produto. Às quartas, um conteúdo para o público, às quintas, uma frase motivacional. Isto é apenas um exemplo para você entender. O importante é evitar que seus posts sejam sempre os mesmos, repetitivos.
– Uma vez que você tenha os temas das postagens, defina então um mês com antecedência. Então, se às segundas você vai postar foto de produo, defina então quais produtos vai postar nas próximas quatro segundas-feira, e assim por diante.
Agora, com o cronograma feito, o desafio é cumprir! Você vai precisar de muita disciplina e muita consistência, mas é um esforço que vale a pena.
Um cronograma de postagens destes vai permitir que você:
– Aprenda a se planejar e pare de ficar em pânico toda vez que tem que postar algo e não sabe o que.
– Evite que a empolgação inicial de criar um perfil no Instagram seja passageira e seu ritmo de postagens diminua
– Evite que suas postagens fiquem repetitivas, sempre a mesma coisa
– Consiga ter meses de postagens planejadas com antecedência.
Claro que, conforme você for postando e sentindo o feedback das pessoas, é normal que você queira fazer alterações no cronograma, tanto na quantidade quanto nos tipos de posts.
E você pode fazer isso. Só não mexa no seu cronograma por preguiça, falta de comprometimento, ou vontade de postar menos. Isso vai ser fatal para o seu negócio.
Cronograma de postagens é um tema tão importante para sua estratégia de Instagram, que temos uma aula específica só disso no Curso Revoluciona Instagram, parceria entre o Vitrine360 e o Catraca Livre, que tem como intuito, como o próprio nome diz, revolucionar a sua estratégia de negócios.
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E fique de olho pois, na próxima semana, voltamos com mais conteúdo sobre Marketing Digital no Instagram.