Crowdfunding no Brasil: conheça as principais plataformas e o “jeito brasileiro” de financiar projetos coletivamente

26/08/2015 10:38 / Atualizado em 18/07/2016 15:34

Após quase cinco anos do lançamento das primeiras plataformas no país, o cenário do crowdfunding brasileiro está alcançando alguma estabilidade. Das cerca de 80 plataformas que já testaram o modelo por aqui, hoje sobraram pelo menos 24 com campanhas ativas. Apesar da diminuição do número total de iniciativas, boa parte das que ficaram de pé relatam crescimento em projetos inscritos e arrecadação, apontando para a seleção natural e consolidação do setor.

O ônibus hacker, financiado coletivamente, deu mobilidade aos ativistas
O ônibus hacker, financiado coletivamente, deu mobilidade aos ativistas

O termo crowdfunding vem do inglês e significa financiamento pela multidão. A prática, que é uma evolução da boa e velha vaquinha, agora mediada pelas ferramentas digitais, começou a tomar forma em 2005 e ganhou escala a partir de 2009, com o lançamento do Kickstarter nos EUA.

No Brasil, fincou raízes em 2011, ano em que tivemos uma safra de plataformas pioneiras: Catarse, Queremos!, Benfeitoria e Sibite, sem falar do Vakinha.com.br, que já existia mas ainda não se entendia como crowdfunding.

Leia a reportagem completa sobre Crowdfunding no Brasil  no Projeto Draft, o site que fala sobre os empreendedores criativos do Brasil que estão gerando negócios inovadores e inspiradores.