Crowdfunding no Brasil: conheça as principais plataformas e o “jeito brasileiro” de financiar projetos coletivamente
Após quase cinco anos do lançamento das primeiras plataformas no país, o cenário do crowdfunding brasileiro está alcançando alguma estabilidade. Das cerca de 80 plataformas que já testaram o modelo por aqui, hoje sobraram pelo menos 24 com campanhas ativas. Apesar da diminuição do número total de iniciativas, boa parte das que ficaram de pé relatam crescimento em projetos inscritos e arrecadação, apontando para a seleção natural e consolidação do setor.
O termo crowdfunding vem do inglês e significa financiamento pela multidão. A prática, que é uma evolução da boa e velha vaquinha, agora mediada pelas ferramentas digitais, começou a tomar forma em 2005 e ganhou escala a partir de 2009, com o lançamento do Kickstarter nos EUA.
No Brasil, fincou raízes em 2011, ano em que tivemos uma safra de plataformas pioneiras: Catarse, Queremos!, Benfeitoria e Sibite, sem falar do Vakinha.com.br, que já existia mas ainda não se entendia como crowdfunding.
- Teatro Bravos recebe show de lançamento do projeto autoral para as Infâncias
- Shopee tem mais de 200 vagas de emprego abertas no Brasil
- Nova plataforma de conteúdo da Marisa aproxima a marca dos anseios da mulher brasileira
- Dia do Banheiro: conheça projetos que lutam pelo acesso ao saneamento básico
Leia a reportagem completa sobre Crowdfunding no Brasil no Projeto Draft, o site que fala sobre os empreendedores criativos do Brasil que estão gerando negócios inovadores e inspiradores.