Desconto + dinheiro de volta = modelo da vez?

Comprar qualquer bem por um preço menor que sua média é uma pequena vitória que gera satisfação em qualquer pessoa. É por esse instante efêmero de felicidade –o mesmo que faz o cliente voltar depois, claro– que duas empresas de internet focam seus negócios de maneiras similares.

Meliuz e a Poup oferecem praticamente o mesmo serviço, com alguns pequenos contrastes. A Meliuz surgiu primeiro, no fim de 2011, e a Poup surgiu um ano depois, no final de 2012. Ambas oferecem cupons de desconto e uma porcentagem do valor pago pelo produto recebida de volta pelo cliente.

A Poup tem base em Brasília, onde os sócios Gustavo Gorenstein e Carlos Botelha vivem, mas eles passam parte do tempo em São Paulo – são acelerados pela Wayra e tiveram investimento-anjo em janeiro do ano passado de R$ 150 mil. Segundo Gorenstein, a porcentagem do dinheiro devolvida varia muito em cada loja e por isso ele não pode estimar quanto seja na maioria dos empresas –uma visita rápida ao site mostra uma variação de 1% a 30%. “A ideia é fazer com que as pessoas poupem na internet de duas maneiras ou ambas simultaneamente. A primeira é pegando o dinheiro de volta e a segunda com cupom de desconto”, diz Gorenstein.

Leia mais no site Startupi.