Designer brasileiro constrói sala com objetos encontrados no lixo

Equipe caçou objetos por cinco dias nas ruas de Londres; projeto é uma crítica à cultura do consumo e alternativa para crise econômica

Em Londres, o designer brasileiro Paulo Goldstein criou o Scarcity Project (Projeto Escassez, na tradução livre) que deu nova utilidade à objetos encontrados nas ruas da capital inglesa.

 

O desafio de Paulo Goldstein era ocupar o espaço de uma sala abandonada em um edifício. O designer brasileiro teve a ideia de caçar objetos descartados nas ruas para questionar as políticas de austeridade e combate à crise europeia, que são justificadas pela escassez de recursos.

Segundo Paulo Goldstein, o fazer e o recriar torna-se um ato político em momento de crise. Além disso, a escassez pode ser um bom momento para aguçar a criatividade.

Utilizando a apropriação, redistribuição e improvisação, o designer questiona a sociedade de consumo e propõe novas alternativas.

Os objetos reparados transformaram-se em uma sala com cadeiras, armários, mesas e outros itens. Veja o vídeo e galeria de imagens:

Via Ciclo Vivo.