Dicas especiais para fidelizar clientes com o seu carisma
Post especial para aquelas pessoas que esbanjam simpatia por ai. ;)
Você já deve estar cansado de saber da importância de se diferenciar da multidão nesse mercado de trabalho freelance tão vasto e competitivo. No entanto, há uma ferramenta que você pode usar para esse fim: sua própria personalidade, seu carisma.
Seu carisma, embora poucos se deem conta disso, é o tempero que você pode (e deve!) dar à negociação com os seus possíveis clientes. É aquele algo “a mais” que torna você mais fácil de lidar ou mais agradável de se ter por perto.No mercado de trabalho freelance, seu carisma pode ser uma mão na roda na hora de conquistar novos clientes e fidelizar os antigos.
O Poder do Carisma
O carisma é o que vai fazer o seu cliente sair da zona de conforto para se adaptar a você. Se o cliente tem urgência em um serviço, mas prefere que VOCÊ faça esse trabalho, ele vai aceitar pagar uma taxa de urgência ou esperar um pouco mais, até você ter tempo para cuidar do serviço. E essa é a diferença entre um cliente fidelizado e um cliente que, se precisar, vai recorrer a outro profissional.
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Carisma. E daí?
Você deve estar pensando: “mentira. Você espera o atendimento de um determinado garçom porque ele atende você com mais qualidade e atenção. Não tem nada a ver com carisma”. Realmente. Ele pode me atender com mais qualidade, mas a nossa preferência, a nossa fidelização faz com que nosso nível de tolerância a erros e inconvenientes seja muito maior. “Carisma, e daí”? Essa coisinha mágica faz com que seu cliente fidelizado tenha mais paciência para trabalhar com sua disponibilidade, aceitar seus defeitos e perdoar seus erros.
E se não “bater”?
Nem sempre as personalidades “batem”. Mas isso não importa. Assim como seu nível de informalidade nas comunicações, o carisma também pode ser dosado. Se seu cliente é mais sério e introvertido ou se ele considera um profissional de respeito aquele que não esbanja muita personalidade por aí, você vai captar isso logo no primeiro contato com ele. E, a partir daí, poderá dosar seu carisma para combinar mais com as características comportamentais esperadas pelo cliente.
Uma dica final, no entanto: o seu carisma deriva da sua personalidade. Portanto, nunca se anule para agradar a um cliente. Isso, a longo prazo, trará um nível de insatisfação para seu relacionamento profissional com esse cliente.
Nós, da Workana, acreditamos que o trabalho não é só um lugar que frequentamos em dias úteis e contamos os dias para abandonar quando chegam as férias. Acreditamos que o trabalho também deve ser uma fonte de prazer e realização pessoal.
Portanto, controle sua extroversão, sua informalidade e outras características específicas que podem resultar em gafes ou atitudes não profissionais, mas busque o equilíbrio entre esse controle e ser você mesmo com seus clientes.
Bons negócios!