Diversificando o home office: procura por espaços coletivos de trabalho aumentou 97%
Shoppings da região metropolitana de SP investem em espaços que são uma opção para quem quer fugir do trabalho remoto tradicional
O isolamento social imposto pela pandemia foi responsável por uma série de transformações na nossa sociedade e o mercado de trabalho não passou ileso dessas mudanças. Afinal, pensar em modelo de trabalho à distância, hoje em dia, pode ser bem lugar comum, mas antes da pandemia a maioria das empresas ainda engatinhavam neste formato quase obrigatório atualmente.
E o mais interessante é que o home office além de ser um caminho sem volta ainda gera novas tendências de comportamento. De acordo com uma pesquisa realizada pela Internacional Workplace Group (IWG), apenas no primeiro trimestre de 2022, houve um aumento de 97% nas buscas por espaços de trabalhos coletivos no Brasil.
Como muitas empresas se viram obrigadas a adotar o modelo de trabalho à distância, seus colaboradores passaram automaticamente a buscar por locais públicos para fugir da rotina de trabalhar em casa.
Com isso, diversos lugares enxergaram a oportunidade para se adaptar e se tornar um espaço confortável para aqueles que querem diversificar o home office. Os ambientes também são úteis para quem não tem um local apropriado para trabalhar ou estudar com tranquilidade.
Os shoppings centers da região metropolitana de São Paulo perceberam essa demanda e montaram estruturas para atender esse público. “Nossa intenção é tornar o Shopping Penha um lugar que vai além das compras, mas também como um empreendimento que promove saúde, diversão e que possa ser um local de descanso e trabalho”, explica Renata Barros, gerente de marketing do Shopping Penha.
“Não é incomum vermos cafés cheios de pessoas trabalhando, mas entendemos que aquele espaço não é exclusivo para essa atividade. Então, nos mobilizamos para criar um ambiente mais tranquilo, com acesso gratuito à internet e fontes de energia elétrica”, completa.
Já Daniel Lima, gerente de marketing do Shopping Praça da Moça, enxerga a ação como um investimento a longo prazo. “Hoje, as pessoas que vêm ao Shopping Praça da Moça tem oportunidade de usufruir de todas as facilidades do empreendimento, como os restaurantes e lojas, e ainda poder trabalhar em um outro ambiente”, relata.
O especialista em tecnologia em nuvem Paulo Chabbouh ressalta que o trabalho remoto veio para ficar. “A tendência de home office, que era prevista para se tornar comum em cinco anos, se tornou maciça em todo o mundo em apenas três meses, por conta do isolamento social. Desta forma, o mercado precisou se adaptar e percebeu que é possível aumentar a produtividade, cuidar do bem-estar de todos e diminuir custos”, explica o CEO da L5 Networks, pioneira em desenvolvimento em soluções cloud.
“Acreditamos que o sistema de trabalho home office é um formato que chegou para ficar, então queremos facilitar para quem não conseguiu se adaptar ou quer apenas trabalhar em um local diferenciado”, ressalta o gerente de marketing do Shopping Praça da Moça.
“Sempre recebemos feedbacks positivos dessa nossa ação. Os visitantes do shopping relatam que deixaram de se sentir sozinhos e hoje sabem que podem contar com nosso espaço”, conta Renata. “Muitas vezes, vemos casos de pessoas que relataram estar enfrentando problemas de conexão ou queda de energia elétrica e encontraram a solução no shopping”, completa Daniel.